Mestrado em Direito e Prática Jurídica

Este ciclo de estudos, com o n.º de processo NCE/14/00186, foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em 2 de outubro de 2015, por um período de 6 anos, e registado pela Direção-Geral do Ensino Superior em 9 de outubro de 2015, com o n.º R/A-Cr 287/2015.

Qualidade, vocação prática e enriquecimento profissional

EM QUE CONSISTE

O Ciclo de Estudos de Mestrado em Direito e Prática Jurídica visa complementar os conhecimentos obtidos na Licenciatura. É composto por um curso de especialização, com a duração de um ano letivo (dois semestres), e pela fase de preparação da dissertação de mestrado, com a duração de um semestre, num total de 90 créditos (ECTS).

CONTEÚDO

O Curso de Especialização implica a frequência de 4 unidades curriculares em cada semestre, complementadas por uma disciplina, com menor número de créditos (ECTS), sobre metodologia de investigação científica. As unidades curriculares são selecionadas de entre um grupo muito variado e inovador, no âmbito da Especialidade pretendida.

Na segunda fase, o mestrando elabora e apresenta uma dissertação  original, com a orientação de um Doutor em Direito. A Dissertação de Mestrado pode ser substituída por um Relatório de Estágio, com vista à aproximação ao universo profissional, dentro dos Protocolos institucionais e vagas existentes para o efeito.

blankA QUEM SE DESTINA

Licenciados que pretendam complementar as respetivas habilitações com uma formação destinada ao exercício de profissões jurídicas, bem como de profissões em que os conhecimentos jurídicos são determinantes para o sucesso.

 

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Este curso proporciona aos mestrandos conhecimentos sólidos, com vista à aplicação prática do Direito no exercício de profissões jurídicas, como a advocacia, a magistratura judicial e do Ministério Público, a consultoria jurídica, a gestão de empresas, a diplomacia e as carreiras em organizações europeias e internacionais, entre outras.

Regulamento do Mestrado e do Doutoramento (2021)

Regulamento do Ciclo de Estudos Mestrado em Direito e Prática Jurídica


Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa (2020) e Declaração de Retificação (2020)

Criação do Novo Ciclo de Estudos – Mestrado em Direito e Prática Jurídica