Diretor
Prof. Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto
diretor@fd.ulisboa.pt
Diretor Executivo
O GAG é a unidade administrativa de gestão com atribuições relativas ao apoio à gestão da FDUL, bem como ao apoio às atividades da FDUL não integradas nas demais unidades administrativas de gestão.
Equipa:
Paulo Lopes
Vanessa Pelerigo
Paula Moraes
Guilherme Jorge
O Secretariado dos Órgãos é uma Unidade Administrativa de Gestão e integra o Gabinete de Apoio à Gestão.
Ao Secretariado dos Órgãos da Faculdade compete, em termos gerais, auxiliar o Diretor e o Diretor Executivo na gestão da FDUL, desempenhando as atividades necessárias à instrução do exercício das suas competências, bem como prestar apoio à atividade dos órgãos colegiais da FDUL, preparando as respetivas reuniões e colaborando na execução das respetivas deliberações.
Equipa:
Rosa Guerreiro – Coordenadora
Extensão interna: 10106
Paula Gualdrapa
Extensão interna: 10115
Lara Ferreira Andrade
Extensão interna: 10104
Horário de atendimento:
2.ª a 6.ª feira das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00
E-mail: secretariadodir@fd.ulisboa.pt
Ao Gabinete de Comunicação e Imagem compete, em termos gerais, assegurar a comunicação e o relacionamento institucional, bem como a promoção e divulgação da imagem e iniciativas da FDUL.
A Reserva de Sala compete, em termos gerais, assegurar todas as reservas de espaços da FDUL para eventos internos e externos.
Equipa:
Mileny Silva
Horário de atendimento:
2.ª a 6.ª feira das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00
E-mail: comunicacao@fd.ulisboa.pt
reservadesalas@fd.ulisboa.pt
Na prossecução das suas atribuições, cabe ao GAG a realização das seguintes tarefas no domínio do apoioà investigação:
- Apoiar a atividade dos Centros de Investigação da FDUL, estabelecendo as conexões funcionais entre os referidos Centros e a escola;
- Recolher e distribuir informação, bem como apoiar na promoção de iniciativas, nos domínios da investigação científica, da cooperação jurídica e da internacionalização da FDUL.
Equipa:
Guilherme Grillo
E-mail: investigacao@fd.ulisboa.pt
O SA é composto pelo Núcleo de Serviços Académicos (NSA), pelo Núcleo de Planeamento e Gestão Académica (NPGA) e pelo Núcleo de Estudos Pós-Graduados (NEPG).
Equipa:
Nuno Alves – Diretor de Serviços
Dália Marinho – Coordenadora
João Cardoso – Coordenador
Mara Nunes – Coordenadora
Ana Camilo
António Pinto
Beatriz Fontes
Carina Rodrigues
Maria Nazaré Salvador
Miguel Nunes
Paulo Pina
Sara Pata
Horário de atendimento
Presencial:
- janeiro/fevereiro/junho/julho/setembro/outubro: 2.ª, 4.ª e 6.ª feira das 11:00 às 16:00 | 3.ª e 5.ª feira das 13:00 às 18:30;
- março/abril/maio/novembro/dezembro: 2.ª, 4.ª e 6.ª feira das 11:00 às 16:00 | 3.ª e 5.ª feira das 13:00 às 17:30;
- agosto: dias úteis das 13:00 às 16:00.
WhatsApp (+351960486341): dias úteis das 14:00 às 17:00.
Telefónico: dias úteis das 10:00 às 12:00.
E-mail: divisaoacademica@fd.ulisboa.pt | candidaturaslic@fd.ulisboa.pt | candidaturaspg@fd.ulisboa.pt
A ARH é a unidade administrativa de gestão com atribuições relativas à administração dos recursos humanos da FDUL
Desenvolve as ações necessárias à gestão administrativa da relação laboral dos seus trabalhadores, independentemente do tipo de vínculo ou da carreira, que vão desde o processo de contratação passando pela avaliação do desempenho até ao processamento de vencimentos e demais obrigações legais.
Equipa:
Cândida Eunice Machado
Ana Rita Rosa Antunes Marques Nunes
Maria Cristina Dias Grencho Boino
Horário de atendimento:
2.ª a 6.ª feira das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00
E-mail: servicopessoal@fd.ulisboa.pt
A AF é a unidade administrativa de gestão com atribuições relativas à administração dos recursos materiais e financeiros da FDUL.
Exerce a sua ação nos domínios da gestão de recursos financeiros e patrimoniais sendo responsável pela prossecução de diversas tarefas de natureza financeira, tais como a preparação e execução do orçamento, a realização de despesa, a liquidação e cobrança de receita, o controlo, prestação e consolidação de contas, e demais obrigações legais.
Equipa:
Ana Ramos – Coordenadora
Natividade Fernandes
Cátia Miguens
Helena Faria
Jaime Pereira
Sofia Gomes
Tânia Tomaz
Maria Manuela Carvalho
Nílya Vizinho
Anabela Teixeira
Horário de atendimento:
2.ª a 6.ª feira das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00
E-mail: financeira@fd.ulisboa.pt
Tesouraria
Horário de atendimento:
- Atendimento presencial
De 1 de setembro a 31 de julho:
2ª, 4ª e 6ª feiras, das 11:00 às 16:00.
De 1 a 31 de agosto:
Não há atendimento presencial
Atendimento telefónico: dias úteis das 10:00 às 12:00.
Tel.: +351 217 984 600
Email: tesouraria@fd.ulisboa.pt
A Área de Recursos Técnicos tem como missão dar assistência aos serviços da Faculdade de Direito e seus docentes na utilização dos sistemas de informação disponíveis, assim como apoiar os alunos na criação da conta Campus/ULisboa e na configuração dos seus equipamentos para acesso à rede sem fios.
Equipa
Rui Manuel Godinho Pina – Coordenador
Miguel da Cruz Silva
Tiago Miguel Antunes Brandão de Almeida
Horário de atendimento:
2.ª a 6.ª feira das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00
Email: informatica@fd.ulisboa.pt
contacampus@fd.ulisboa.pt (Assuntos relacionados com a Conta Campus/ULisboa)
Presidente:
Prof. Doutor Fernando Loureiro Bastos
Vice-Presidentes:
Profª Doutora Susana Videira
Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues
Profª Doutora Catarina Salgado
Prof. Doutor Vitalino Canas
Equipa:
Ana Paula Vicente Caras-Altas
Horário de atendimento:
2.ª a 6.ª feira das 10:30 às 13:00 e das 14:00 às 16:00
E-mail: cooperacaojuridica@fd.ulisboa.pt
Há mais de uma década que a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, através do Instituto de Direito Brasileiro, desenvolve e consolida a cooperação científica e pedagógica com instituições e universidades brasileiras, promovendo e apoiando os estudos de Direito Brasileiro e, em especial, nas suas ligações com o Direito Português.
Presidente:
Prof. Doutor José Luís Bonifácio Ramos
Vice-Presidentes:
Prof.ª Doutora Carla Amado Gomes
Prof.ª Doutor Jorge Silva Santos
Prof.ª Doutora Catarina Monteiro Pires
Prof.ª Doutora Rute Saraiva
Horário de atendimento:
2.ª a 6.ª feira das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00
E-mail:idbrasileiro@fd.ulisboa.pt
O GERI é a unidade administrativa de gestão com as atribuições relativas à execução das políticas de cooperação e de internacionalização da FDUL.
Nos últimos anos, acompanhando o alargamento do âmbito do Programa Erasmus+, o GERI tem vindo a desenvolver numerosas iniciativas, promovendo e intensificando a europeização e a internacionalização da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Presidente:
Prof. Doutor Vasco Manuel Pascoal Dias Pereira da Silva
Vice-Presidentes:
Prof.ª Doutora Sílvia Alves
Prof.ª Doutora Isabel Graes
Prof. Doutor José Ferreira Gomes
Prof. Doutor Tiago Soares da Fonseca
Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues
Prof.ª Doutora Rute Saraiva
Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca
Prof. Doutor Rui Lanceiro
Equipa:
Andreia Sofia da Silva Caeiro
Miguel José Ribeiro Pires
Horário de atendimento:
Atendimento presencial:
De 1 de setembro a 31 de julho:
2.ª a 6.ª feira, das 10h às 12h e das 14h às 16h
De 1 de agosto a 31 de agosto:
2.ª a 6.ª feira, das 10h às 12h
Atendimento telefónico:
2.ª a 6.ª feira, das 11h às 12h e das 14h às 16h
E-mail: erasmus@fd.ulisboa.pt
A Biblioteca é a unidade administrativa, técnico-científica e de gestão, com atribuições relativas ao desenvolvimento de funções de apoio e incentivo à investigação e ao conhecimento no domínio das ciências jurídicas com estas conexas através do tratamento, divulgação e disponibilização de recursos de informação.
A Biblioteca também desempenha funções no âmbito do Arquivo Histórico, nomeadamente através da realização de tarefas que promovam o seu tratamento e divulgação.
A Biblioteca é composta pelo Núcleo de Biblioteconomia (NB), pelo Núcleo de Referência de Informação (NRI) e pelo Núcleo de Difusão (ND).
Equipa:
Licínia Maria Gomes dos Santos da Silva – Coordenadora de Área
Sofia Cristina Rodrigues Soares – Coordenadora
Nádia Marina Silva Pina Lomar – Coordenadora
Ana Paula Varregoso Cruz Raposo
Maria Céu Godinho Marques
Maria João Lopes Almeida Silva Antunes
João Pedro Correia Peso Vaz Valente
Carlos Alberto Serrano Rolo
Helga Soraia Pires Ribeiro
António Manuel Candeias Elias
O GRS é a unidade administrativa de gestão com as atribuições relativas à prestação de serviços de apoio aos estudantes da FDUL nas áreas socioeconómicas e de integração, através da realização das tarefas administrativas necessárias ao funcionamento da unidade administrativa técnico-científica com atribuições nesse domínio.
Equipa:
David Morais
Horário de atendimento:
2ª a 6ª das 10:00 as 12:00 e das 14:00 às 16:00.
Tel.: +351 217 984 600
O GSP é a unidade administrativa de gestão com as atribuições relativas à promoção e divulgação de oportunidades de estágio, emprego e formação profissional, que potenciem a inserção no mercado de trabalho dos estudantes da FDUL, através da realização das tarefas administrativas necessárias ao funcionamento da unidade administrativa técnico-científica com atribuições nesse domínio.
Equipa:
Armanda Sofia Domingos Lopes
Horário de atendimento:
2.ª a 6.ª feira das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00
O Centro de Arbitragem e de Resolução de Litígios é uma unidade administrativa técnico-científica da Faculdade dedicada aos meios alternativos de resolução de litígios, mormente a arbitragem e a mediação. A sua justificação radica, antes do mais, numa das funções do Direito – a resolução de conflitos sociais –, e no relevo que para a realização dessa função têm assumido os meios alternativos de resolução de litígios.
Presidente:
Prof.ª Doutora Elsa Dias Oliveira
Vice-Presidente:
Prof. Doutor João Gomes de Almeida
Equipa:
Guilherme Jorge
E-mail: carl@fd.ulisboa.pt
O Gabinete de Consultoria Jurídica é uma unidade técnico-científica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa que tem por objeto a prestação de serviços de consultoria jurídica à comunidade, tendo, por isso, particular vocação para a realização de pareceres sobre questões jurídicas, para a feitura de projetos de atos normativos, para ações de formação de recursos humanos e para a elaboração de projetos de investigação científica aplicada.
O Gabinete de Consultoria Jurídica realiza, por conseguinte, uma atividade exclusivamente parecerística e formativa, que, mediante iniciativas externas, pode abranger todo o espectro de valências da ciência jurídica. Aproveitando a elevada qualificação dos docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a valia das equipas multidisciplinares que assim se podem criar, o Gabinete de Consultoria Jurídica pode prestar à comunidade serviços de excelência, contribuindo igualmente para aproximar a investigação científica realizada na academia à realidade da atividade jurídica desenvolvida na sociedade.
Presidente:
Prof. Doutora Adelaide Menezes Leitão
Vice-Presidente:
Prof. Doutor Rui Ataíde
Equipa:
Vanessa Pelerigo
E-mail: gcj@fd.ulisboa.pt