1. Início
  2. Investigação
  3. Ética na investigação

Ética na investigação

Um dos primeiros deveres da comunidade científica é o de estabelecer os seus próprios limites, analisando os pressupostos da sua atividade, adotando regras e prevendo as consequências da produção de conhecimento.

A FDUL  e os seus institutos, associações e centros de investigação regem a sua atividade científica por um conjunto de princípios que convidam os investigadores, seniores ou em início de carreira, a atuarem de forma responsável e ética no desenvolvimento dos seus trabalhos de investigação.

Os valores e princípios que balizam as atividades de investigação científica que decorrem na Faculdade e nos seus institutos e centros cimentam-se nos princípios das responsabilidades pessoal e profissional, liberdade e de integridade na investigação.

A Faculdade zela pelo cumprimento dos requisitos da legislação nacional e comunitária, pela prossecução das boas práticas internacionais aplicáveis ao domínio da investigação científica e adere aos princípios elencados na Carta Europeia do Investigador e na Deliberação de 13.11.2013 do Conselho Científico da Faculdade, constante da Ata n.º 10.

Regulamento sobre a Fraude Académica nos Ciclos de Estudos de Mestrado e de Doutoramento

Regulamento Disciplinar dos Estudantes da UL e Código de Conduta e de Boas Práticas