A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, dotada de um património histórico que nos traz o Passado para o Presente inaugurando o Futuro, integra nos seus espaços a memória coletiva daqueles que a frequentaram e trabalharam, dela fazendo uma Instituição de Ensino Superior de excelência.
Numa Escola fundada há mais de um século, o património é uma herança viva, representativa do seu passado, dos seus professores, alunos e funcionários, mas também dos projetos de futuro da Instituição – um legado que encerra em si traços temporais de uma Faculdade que resiste ao passar dos anos com uma consciência crítica e comprometimento com a inovação, para um ensino que honre a sua identidade institucional.
Na Faculdade estão várias obras de arte e de símbolos estéticos da Justiça e do ensino jurídico, em diálogo com o ensino e a vida do Direito.
Exemplo emblemático das origens históricas e filosóficas do Direito é o pórtico de entrada da Faculdade, cujas figuras mais representativas, da autoria de Almada Negreiros, nos convidam a uma viagem histórica: