Responsabilidade Social

BOLSA DE ESTUDO

Os Estudantes da UL podem candidatar-se a bolsa de estudos, este ano lectivo, excepcionalmente até 24 de Junho.

Caso não tenham credenciais de acesso para a plataforma de candidatura a bolsa de estudo, os estudantes poderão solicitá-las através do portal dos SASULisboa, www.sas.ulisboa.pt Bolsas/Bolsas de Estudo/Pedido de Credenciais.

Na candidatura, os estudantes deverão informar, no campo das observações, eventuais alterações à situação socioeconómica, decorrentes da Pandemia Covid-19.

Sessão de Esclarecimento “PRO BONO”

 O projeto de voluntariado jurídico “Pro Bono” conecta alunos de Direito com Advogados e Instituições de solidariedade social afim de proporcionar apoio jurídico aos mais carenciados. Tens sentido de Justiça? Junta-te a nós! Dia 02.10, às 13h, Sala 12.09.

O Gabinete de Responsabilidade Social (GRS) apoia os estudantes da FDUL com dificuldades económico-financeiras, sociais, e de integração. Atua em articulação com os SASUL (Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa), e ao abrigo de protocolos com os nossos parceiros, como a AAFDL e a AAAFDL da FDUL, na divulgação e na criação de apoios sociais aos estudantes (designadamente, bolsas de estudo, bolsas de Mérito Social, apoios sociais indiretos, entre outros.

Procura identificar e mobilizar apoios que permitam dar resposta a necessidades diversas, tais como alimentação, transporte, alojamento, propinas, materiais didáticos, entre outros, de estudantes que se encontram em situação de comprovada insuficiência económica ou com necessidades especiais, combatendo deste modo o abandono e insucesso escolares e contribuindo para a aquisição de competências transversais socialmente úteis e para a conclusão da formação académica.

As atividades do GRS concretizam-se através:

• da sinalização de estudantes com comprovada carência económica, mediante manifestação de interesse e pedido do próprio, respetiva análise da situação atendendo à sua especificidade e identificação de potenciais recursos que possam ser aplicáceis;

• da divulgação dos apoios sociais existentes utilizando para tal canais de comunicação diversos;

• da realização de sessões de informação e esclarecimento sobre as bolsas dos SASUL ou outras;

• do auxílio aos estudantes, mediante pedido, na preparação e submissão das respetivas candidaturas a apoios sociais.

O GRS organiza ainda a prestação de trabalho de voluntariado de acompanhamento social e ambiental, dando apoio à institucionalização de clínicas legais em parceria com a Pro Bono e a Comunidade Vida e Paz e de Clínicas de Rua especializadas em educação jurídica.

Consulte aqui algumas opções de crédito universitário.

Consulte aqui as várias opções


Aviso: LINHAS DE APOIO PSICOLÓGICO

“Linha de Apoio Psicológico em Crise para a comunidade ULisboa” mantida por voluntários da Faculdade de Psicologia, de segunda a sábado, das 10: às 18:00.

O número para onde se pode ligar é o 210443599.”

———————-

“Fundação S. João de Deus coloca a partir de agora ao dispor da comunidade uma Linha de Apoio Psicológico – ESCUTATÓRIO, uma equipa de psicólogas, disponíveis para acompanhar/ apoiar no planeamento das actividades de vida quotidianas que promovam a establidade emocional e a qualidade de vida. O apoio psicológico é gratuito e tem abrangência nacional. O custo das chamadas é da responsabilidade de quem activa o contacto (chamada para telemóvel MEO). Os contactos disponíveis são: 924 101 462 / 961 962 828 / 967 072 421.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, diariamente, são lançadas mensagens nas redes sociais com o objectivo de informar e cuidar à distância: são inseridas notas no facebook “Dica: Como manter a sua saúde mental em casa”, com base na informação disponibilizada pela OPP e “Lembrete do Dia”, baseada na informação veiculada pela DGS”

julho, 2020

X