Joana Costa Lopes


Categoria: Assistente Convidada

Áreas de interesse / investigação: 
Direito Processual Civil
Direito Penal
Direito Civil
Arbitragem

Graus Académicos:
Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2018)
Mestranda em Direito Civil, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (desde 2018)

Membro de centros de investigação:
Membro do Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP)

Membro de conselhos editoriais de revistas científicas:
Membro da Comissão Executiva da Revista de Direito Financeiro e dos Mercados de Capitais (RDFMC)​

Outras Atividades Profissionais:
Advogada-Estagiária na PLMJ Advogados, SP, RL

Publicações mais relevantes:

  • A responsabilidade civil do locatário por violação de deveres no tráfego no ordenamento jurídico português, Revista O Direito, Ano 152.º, IV, 2020 (link)
  • Anotação aos artigos 953.º a 958.º do Código de Processo Civil, in Os Processos Especiais, Volume I (Cood. Rui Pinto/Ana Alves Leal), AAFDL Editora, 2020, (link)
  • Anotação aos artigos 1026.º – 1027.º, e 1072.º a 1077.º do Código de Processo Civil, in Os Processos Especiais, Volume II (Cood. Rui Pinto/Ana Alves Leal), AAFDL Editora, 2021, no prelo.
  • COVID-19: Impacto no Governo Societário, in Revista de Direito Financeiro e dos Mercados de Capitais (RDFMC), 2020 (Link)
  • Breves notas sobre o Regulamento do Prospeto, in Revista de Direito Financeiro e dos Mercados de Capitais (RDFMC), 2020 (co-autoria com Dinis Braz Teixeira) (Link).
  • A Prova por Presunção Iuris et de Iure e a sua admissibilidade à luz do Princípio do Contraditório, in Cadernos de Direito Privado n.º 72, 2020, CEJUR, (Link)
  • O Regime Processual Previsto no Anteprojeto do Código da Atividade Bancária (ACAB), in Revista de Direito Financeiro e Mercados de Capitais (RDFMC), 2021, (Link)
X