Ampliação e Remodelação da Biblioteca FDUL

A obra de ampliação e de remodelação da Biblioteca da Faculdade tem o seu início previsto para o próximo mês de novembro, numa empreitada a cargo da empresa Tecnorém, Engenharia e Construções, S.A. A cerimónia de lançamento da obra será realizada até ao final de outubro.

Trata-se de um momento de enorme relevância uma vez que representa o culminar de um extenso percurso iniciado, em 2012, com a elaboração dos primeiros projetos de arquitetura, e que, mais recentemente, passou pela adequação daqueles projetos de arquitetura e de especialidades às alterações técnicas entretanto ocorridas, à articulação com os projetos em curso, designadamente, no âmbito da eficiência energética dos edifícios existentes, bem como aos limites de realização de despesa. A esta fase, seguiram-se os complexos e morosos procedimentos do concurso público, a celebração do contrato com a empresa selecionada e a submissão do mesmo a visto do Tribunal de Contas, que veio a ser obtido no dia 18 de setembro.

O dito percurso contou com a contribuição de muitos não podendo deixar de se mencionar a Direção da Escola que inicialmente propôs a realização desta obra. Mas, nesta ocasião, importa destacar o valioso trabalho da Divisão Patrimonial e Financeira, em matéria de procedimentos de contratação pública, o contributo daqueles que prestaram serviços de assessoria técnica, bem como a disponibilidade e o empenho do presidente e demais membros dos júris dos concursos públicos de empreitada, e de coordenação de segurança em obra e fiscalização.

Dá-se pois início a uma obra com grande impacto positivo para a Faculdade de Direito e para a sua comunidade académica, cuja concretização pressupôs o esforço e a persistência da atual Direção, e de quantos com ela colaboraram, face às múltiplas dificuldades com que se defrontou.