Nota de pesar | Professor Doutor Pedro Romano Martinez (1959-2023)

A Direção da Faculdade de Direito vem informar toda a comunidade académica do falecimento do Exmo. Senhor Professor Pedro Romano Martinez, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, ocorrido no dia de ontem 23 de outubro, e manifestar publicamente o mais profundo pesar e consternação.

O Professor Pedro Romano Martinez obteve o Doutoramento, em 1994, com a tese Cumprimento Defeituoso, em Especial na Compra e Venda e na Empreitada. Autor de uma vasta produção científica com destaque para obras nos domínios do Direito do Trabalho, Direito das Obrigações, Direito dos Seguros e Introdução ao Estudo do Direito. Participou em diversos trabalhos legislativos relativos à legislação laboral e ao regime jurídico da atividade seguradora.

Numa vida profissional de entrega e dedicação à docência e à gestão da Faculdade, lecionou diversas unidades curriculares na área do Direito civil e influenciou, com o seu magistério, diversas gerações de alunos. Desempenhou as mais relevantes funções de governo da Escola tendo sido Presidente do Conselho Científico (2008-2014), Diretor da Faculdade (2015-2020) e, na presente data, Presidente do Conselho de Escola (desde 2020).

A Faculdade expressa à Família, Esposa, Filhos e em especial ao seu Filho, Dr. Pedro Afonso Camanho Martinez, as mais sinceras e sentidas condolências.

A Instituição solidariza-se com este momento de tristeza, decretando três dias de luto académico.

As exéquias fúnebres terão início, hoje, dia 24 de outubro, no Porto, com velório na Igreja de Cristo-Rei, das 18:30 às 22:00.

Amanhã, quarta-feira, dia 25 de outubro, tem lugar o velório na Basílica da Estrela, em Lisboa, a partir das 16:00.

No dia 26, quinta-feira, realiza-se na Basílica da Estrela, em Lisboa, a Missa de Corpo Presente, pelas 14:00, seguindo o Funeral para o Cemitério dos Prazeres.

Lisboa, 24 de outubro de 2023