Mestrado em Law & Management

Numa iniciativa arrojada, na Universidade de Lisboa, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e o ISEG Lisbon School of Economics and Management criaram um novo programa que junta o melhor que Direito e Gestão têm para oferecer a todos os que procuram abordar os problemas empresariais numa perspetiva interdisciplinar. Este programa batizado de Master in Law & Management vai formar profissionais com competências únicas no mercado, nomeadamente terão a capacidade impar de resolver problemas jurídicos, compreendo o seu impacto na gestão das empresas.

No anedotário de gestão, há uma velha história sobre a forma como as diferentes áreas de uma empresa definem o que é uma empresa. Por exemplo, os profissionais de Marketing definem uma empresa como um conjunto de bens e serviços, os de Recursos Humanos com um conjunto de recursos humanos, os da Área Financeira como um conjunto de recursos financeiros e os juristas como uma entidade com personalidade jurídica. Todos eles estão certos, e mais certo ainda está quem consegue olhar para a empresa, juntando todas estas perspetivas. Pois bem, os futuros mestres em Law & Management terão esta capacidade. E terão esta capacidade num mundo global, uma vez que o mestrado é lecionado tendencialmente em Inglês, língua padrão dos negócios e da gestão.

No entanto, este programa não é apenas para juristas. É verdade que fornece aos licenciados em Direito uma formação científica de excelência e as ferramentas necessárias para compreender as necessidades, os riscos e os desafios dos seus clientes, numa perspetiva tanto de Direito como de Gestão. Efetivamente, os alunos terão uma abordagem holística e centrada no cliente, como exigem os clientes das sociedades de advogados, empresas e outras instituições. Mas também é verdade que o mestrado dá ainda aos licenciados em Gestão, Economia e Finanças e áreas afins a extraordinária capacidade de compreender e lidar com os riscos e os desafios jurídicos associados aos seus projetos profissionais e empresariais.

O Mestrado em Law & Management nasce com a ambição de elevar os padrões de ensino de ambas as Escolas. Com a ambição de estabelecer novos e mais altos padrões de qualidade, como é muito visível em toda a comunicação do mestrado. Novos e mais altos padrões de qualidade, sim! Mas, para todos os atuais alunos de licenciatura da Faculdade de Direito e do ISEG, bem como de qualquer outra escola de direito ou gestão em qualquer geografia. Um mestrado inclusivo, onde todos podem encontrar o seu espaço para crescer e se desenvolverem enquanto futuros profissionais ou atuais profissionais que procurem dar um boost à sua carreira.

O Mestrado é um produto inovador na forma como está organizado. As aulas estarão centradas no estudo de casos e irão ocorrer por módulos de forma a que alunos e professores se concentrem plenamente em cada UC, evitando a indesejável dispersão por múltiplas cadeiras em simultâneo. As aprendizagens serão, consequentemente, mais ricas e duradouras. Mas também é inovador nas múltiplas parcerias que tem e nos prémios que atribuí aos melhores alunos. Organizações como a FLAD, que se associou ao projeto com a oferta de um estágio num escritório de advogados em Nova Iorque ao melhor aluno. Grandes escritórios de advogados como a Uría Menéndez Proença de Carvalho, a CS’Associados, a Cuatrecasas e Morais Leitão também são parceiros do Mestrado. E não fica por aqui, com mais parcerias a serem preparadas e que serão oportunamente divulgadas no nosso site e redes sociais.

Neste contexto, a atual equipa de coordenação está extraordinariamente entusiasmada por oferecer um mestrado disruptivo que vai criar novos padrões de referência e, reconhecemos, ansiosa por receber os primeiros alunos do mestrado na sua primeira edição.

O prazo para candidaturas termina no final de Junho. Até lá ainda há muito tempo para os alunos se candidatarem ao mestrado. A coordenação está certa que, enquanto mestrado, será a experiência de uma vida.

www.lawandmanagement.pt

www.linkedin.com/in/lawandmanagement

X