Medidas no âmbito do combate à pandemia COVID-19

No início do ano letivo 2020/2021, consciente da crise mundial pandémica e apreensiva com o desempenho académico e a segurança de nossos estudantes, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desenvolveu  um plano estratégico para a gestão dos espaços da Faculdade com a finalidade de que os alunos, docentes e demais funcionários pudessem frequentar as instalações sem exposição a riscos para a sua saúde.

De entre as principais medidas, destacam-se:

1) A adoção de um regime de aulas mistas (presenciais e com meios digitais) para que os alunos pudessem frequentar a faculdade em menor número e com aumento da sua segurança;

2) A instalação em ambos os edifícios da Faculdade de álcool gel para desinfeção;

3) A criação de faixas para orientar o fluxo dos docentes, alunos e funcionários dentro da Faculdade e a garantir o cumprimento do distanciamento social;

4) A contratação de um serviço de reforço permanente para a limpeza e desinfeção de todos os espaços da Faculdade, em especial para as salas de aula, garantindo que no final de cada aula ministrada era efetuada a respetiva desinfeção;

5) A contratação de um funcionário responsável pela fiscalização dos espaços e gestão dos serviços de desinfeção e limpeza, com a finalidade de reportar eventuais falhas no protocolo de limpeza e segurança.

Estas medidas foram levadas a bom termo tanto durante as aulas como no período de exames. Neste último caso, os alunos eram recebidos nos anfiteatros, não sendo feita a chamada, com as folhas para resposta já distribuídas nos respetivos lugares. Durante este período foi ainda reforçada a disponibilização de luvas para os docentes e máscaras e álcool para todos os alunos.

Estas medidas continuarão a ser adotadas aquando da retoma parcial das atividades da FDUL, a partir de 19 de abril.