2. Investigação
  3. Produção científica
  4. Publicações Erasmus

Publicações Erasmus

O Gabinete Erasmus e de Relações Internacionais, no âmbito das suas atividades, tem colaborado na realização de publicações de carácter internacional. Estas publicações contam com a participação de Docentes da Faculdade de Direito sobre os mais variados temas do Direito a nível internacional, desde a prática jurídica Europeia, passando pelo Direito Público Europeu, até à globalização jurídica.

Coordenadores: Vasco Pereira da Silva, Francisco Balaguer Callejón

Autor: Miranda, Jorge, Häberle, Peter, Ramirez, José M. P., Aguilar, Augusto, Sarlet, Ingo W., Vecchio, Fausto, Pinon, Stéphane, Callejón, Francisco B, Silva, Vasco P., Valadès, Diego, d’ Atena, Antonio , Kotzur, Markus , Villar, Gregoro C. et Amaral, Maria Lúcia.
Ano: 2014
Sinopse: Conjunto de comunicações apresentadas no Congresso “O constitucionalismo do séc. XXI na sua dimensão estadual, supranacional e global”, organizado pelo Instituto de Ciências Jurídico-Poíticas e Gabinete Erasmus e de Relações Internacionais, congresso comemorativo do 80º aniversário do Professor  Häberle, que se realizou no dia 13 de maio de 2014.

Portugal, Europe and the Globalization of the Law

Autor: Silva, Vasco P., Oppermann, Bernd, Hugg, Patrick, Pinheiro, Luís L., Arnold, Rainer, Callejón, Balaguer, de Quadros, Fausto, Coutinho, Luís P., Prokisch, Rainer, Dourado, Ana P., Kranjc, Janez, Kervegan, Caroul et Romão, Miguel.
Ano: 2013
Sinopse: Este volume contém as Atas do Colóquio Internacional com o tema “Portugal, Europa e Globalização Jurídica”, organizado pelo Gabinete no âmbito das comemorações do Centenário da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a 27 de setembro de 2013.

blank

The Accession of the European Union to the ECHR – The impact on the protection of fundamental rights in Europe

Autor: Iliopoulos-Strangas, Julia, Silva, Vasco P.,Potacs, Michael
Ano: 2013
Sinopse: Este volume contém as Atas do 8º Congresso do SIPE (“Societas Iuris Publici Europaei”) organizado pelo Gabinete e pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas, sob a coordenação dos Prof. Doutores Fausto de Quadros, Vasco Pereira da Silva, Luis Pereira Coutinho e Mestra Dinamene de Freitas, que teve lugar na FDUL de 22 a 24 de setembro de 2011.

International Legal Studies

Autor: Oppermann, Bernd H. (Hg.) et European Scholars of the ELPIS Network
Ano: 2009
Sinopse: O primeiro volume de International Legal Studies (ILeS) contém uma coleção de artigos disponibilizados por vários professores europeus e internacionais, decorrentes de palestras, que foram dadas em três idiomas em eventos acadêmicos da rede de Faculdades de Direito ELPIS entre 2006 e 2009. Muitas dessas palestras foram proferidas para uma plateia de académicos europeus como parte do simpósio anual, que antecede a cerimônia de formatura dos participantes do Mestrado Erasmus Mundus “Prática Jurídica Europeia” programa conjunto (ELPIS II).

International Legal Studies II

Ano: 2013
Sinopse: O segundo volume de International Legal Studies (ILeS) é um sucessor da primeira edição do ILeS, que foi publicado em 2009. Contém uma coleção de artigos disponibilizados por vários professores europeus e internacionais, decorrentes de palestras, que foram dadas em três idiomas em eventos acadêmicos da rede de Faculdades de Direito ELPIS entre 2009 e 2012. Muitas dessas palestras foram proferidas para uma plateia de académicos europeus como parte do simpósio anual, que antecede a cerimônia de formatura dos participantes do Mestrado Erasmus Mundus “Prática Jurídica Europeia” programa conjunto (ELPIS II).

International Legal Studies III

Ano: 2017
Sinopse: O presente terceiro volume de International Legal Studies (ILeS) é um sucessor da primeira edição do ILeS, que foi publicado em 2009, e da segunda edição do ILeS, que se seguiu em 2013. Mais uma vez, este volume contém uma coleção de artigos, contributo de vários académicos europeus e internacionais, na sua maioria resultado de palestras, ministradas em três idiomas, em diferentes eventos académicos da rede de Faculdades de Direito da rede ELPIS, entre 2013 e 2015.

International Legal Studies IV

Ano: 2019
Sinopse:O 4º volume coletivo “International Legal Studies” contém os ensaios de estudiosos da rede ELPIS sobre diferentes tópicos de direito internacional, comparativo e da União Europeia e, assim, segue a tradição dos seus três volumes anteriores. Nesta edição inclui-se também o texto da palestra que o Professor Vasco Pereira da Silva deu quando foi conferido o Doutoramento Honoris Causa, pela Faculdade de Direito em Hanover.