Salas-Museu

Encontram-se abertos ao público dois núcleos museológicos no seio da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa: a «Sala-Museu Professor Marcello Caetano» e a «Sala-Museu Professor Paulo Cunha».

A sala dedicada ao Professor Marcello Caetano, constituída em 2006, resultou de uma parceria entre a família do Mestre, a Faculdade de Direito e o Atelier de Arquitetura Silva Dias. Ocupando uma área de cerca de 30 metros quadrados, nela são exibidos livros, manuscritos, objetos de índole pessoal, trajos académicos e condecorações de vários países (Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Bélgica e Brasil).

Particularmente significativo é o núcleo respeitante ao Brasil, país que Marcello Caetano sempre considerou como segunda pátria e no qual veio a falecer em 1980. Depois de deixar Portugal, na sequência da Revolução de 25 de Abril de 1974, Marcelo Caetano mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi Professor Honorário da Universidade Federal. Foi-lhe atribuído o título de Doutor Honoris Causa pelas Universidades Federais do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e U.E.G. .

Podem ver-se várias condecorações atribuídas ao Professor Marcelo Caetano por diversas Universidades brasileiras, bem como exemplares de obras que escreveu no exílio e que apenas tiveram edição no Brasil (por exemplo, o Manual de Direito Constitucional, em dois volumes, sendo um dedicado ao Direito Constitucional brasileiro).

Horários de visita:
Terças e Quintas-feiras, das 11:00 às 13:00.
Visitas por marcação, através do email comunicacao@fd.ulisboa.pt

Local:
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2.º Piso)

Mais informações: Salas-Museu