FDUL promove a Saúde e o Bem-estar

O Grupo de Trabalho para a promoção da Saúde e Bem-estar é coordenado pela Dra. Teresa Morais, integrando ainda a Professora Doutora Rute Saraiva, o Dr. João Matos Viana, o Dr. Marco Caldeira, a Dra. Paula Braz Machado, e as alunas  Luísa de Bruges e Marta Leite.

As atividades deste Grupo de Trabalho centram-se no apoio psicológico aos alunos, em colaboração com o Gabinete de Apoio Psicológico da AAFDL.

São vários os problemas referidos pela comunidade estudantil neste domínio, com destaque para as situações de ansiedade, depressão; exaustão / burnout, preocupação geral face à COVID-19 (medo de contaminação, medo da doença e das consequências, medo de ser portador e transmitir a doença aos familiares, dificuldade em lidar com o confinamento, medo do desconfinamento, dificuldades de adaptação pessoal/social/académica face às exigências), isolamento social, dificuldades académicas (estudar à distância, gestão do tempo, organização do trabalho, dificuldades de atenção/concentração), bem como problemas de gestão familiar.

Um dos principais problemas acompanhados no último ano foi o da insuficiência das horas semanais de consulta, reflexão que resultou na reiterada sugestão à Direção e à AAFDL, para o reforço de horas de consulta de apoio psicológico.

Ao tempo da criação do GAP, eram seis as horas de consulta disponibilizadas semanalmente. Com a intervenção do GT, passou-se para .

Outra importante intervenção do Grupo de Trabalho foi relativa à ausência de consulta de psiquiatria no Centro Médico da ULisboa, com a consequente dificuldade de encaminhamento de casos graves de estudantes carecidos de intervenção, dada a escassez de resposta hospitalar nesta área e os longos períodos de espera, que não são suportáveis por estudantes em situação de risco. A intervenção do GT teve como resposta a decisão de contratação de um psiquiatra para o Centro Médico da ULisboa.

O GT irá continuar a sua intervenção no sentido de promover a saúde e o bem-estar entre os alunos da FDUL, com particular destaque nos problemas decorrentes da situação pandémica e do seu recente agravamento. Em projeto está a realização de ações de promoção da saúde e do bem-estar junto dos alunos, de acordo com o modelo tecnicamente mais adequado ao seu envolvimento e participação, com o apoio do GAP e do Gabinete de Responsabilidade Social da FDUL.