ERASMUS l Abertura de Candidaturas 2024/2025

CANDIDATURAS 2024/2025

PROGRAMA ERASMUS+ | PROTOCOLOS DE INTERCÂMBIO

01 A 31 DE DEZEMBRO

As inscrições para o Programa Erasmus+ e Protocolos de Intercâmbio da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa para o ano letivo 2024/2025 vão estar abertas entre os dias 01 a 31 de dezembro e devem ser submetidas online através do Fenix.

Antes de iniciar a candidatura, verifique a lista de acordos de mobilidade em vigor e leia atentamente os documentos disponibilizados abaixo para download.

Destinatários: alunos de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento inscritos na FDUL.

Tipo de mobilidades:

  • Estudos;
  • Estágio para dissertação, tese ou projeto de estágio;
  • Estágio em Contexto Laboral;
  • Estágio para recém graduados – esta modalidade destina-se a futuros recém-graduados da Faculdade de Direito da ULisboa, que tenham frequentado um ciclo de estudos conferente de grau (Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado e Doutoramento), em qualquer área científica, e que se candidatem ainda enquanto alunos finalistas. Todos os participantes têm que terminar o estágio até à véspera de perfazer um ano de conclusão do curso. A data de conclusão do curso corresponde ao dia da obtenção do grau.

NOTA: os alunos dos 2.º e 3.º ciclos só se podem candidaturas às mobilidades para estágio, estágio em contexto laboral e estágio para recém-graduados. Caso submetam uma candidatura para mobilidade estudos, será anulada.

Duração das mobilidades:

  • As mobilidades para estudos devem ter uma duração mínima de 3 meses (90 dias) e máxima de 12 meses (1.º semestre, 2.º semestre ou Full Year);
  • As mobilidades para estágio devem ter uma duração mínima de 2 meses (60 dias), podendo durar até um máximo de 12 meses.
  • Os alunos de 2.º ciclo (mobilidade para estágio) não se podem candidatar a um período de mobilidade superior a um semestre (3.º semestre).

As candidaturas são realizadas exclusivamente on-line através da plataforma Fenix.
Antes de efetuar a sua candidatura on-line a um período de mobilidade ERASMUS + pedimos que leia atentamente as instruções abaixo. Em caso de dúvidas na submissão da candidatura, não hesite em contactar o GERI através do email erasmus@fd.ulisboa.pt:

  1. Para efetuar a sua candidatura on-line deverá aceder ao sistema Fenixe autenticar-se com os dados da sua conta Campus@ULisboa. Caso tenha perdido o acesso à sua conta Campus/Edu@ULisboa, poderá efetuar a sua recuperação aqui;
  2. Após aceder à plataforma, deverá selecionar o separador CANDIDATO. Seguidamente, deverá criar a sua candidatura, escolhendo uma das seguintes opções – Mobilidade Outgoing 24/25 Estudos ou Mobilidade Outgoing 24/25 Estágios – consoante a modalidade na qual se pretende inscrever. Recordamos que os alunos da Licenciatura em Direito devem inscrever-se na mobilidade estudos e os alunos dos 2.º e 3.º ciclos devem selecionar a opção mobilidade para estágios[i];
  3. De seguida, deverá preencher os dados solicitados no formulário eletrónico[ii], incluindo a indicação do período da mobilidade[iii] e as Universidades/Instituições de acolhimento, por ordem de preferência, podendo indicar até 12 opções;
  4. Após o preenchimento do formulário on-line deve «SUBMETER CANDIDATURA».
  5. Erros ou omissões cometidos no preenchimento do formulário de candidatura ou na instrução do processo de candidatura são da exclusiva responsabilidade do candidato.

Todas as notificações sobre o processo de candidatura serão remetidas pelo GERI através de email para o endereço de e-mail indicado como “Principal” no separador Dados Pessoais.

[i] Dado que os alunos do Mestrado em European Legal Practice vão frequentar disciplinas na Universidade de Acolhimento, devem selecionar a opção Mobilidade Outgoing 24/25 Estudos;

[ii] Alunos com data de validade do Cartão de Cidadão caducada não conseguem submeter a candidatura. Se for esse o caso, devem contactar o GERI através do email erasmus@fd.ulisboa.pt;

[iii] Alunos do 2.º ciclo só podem escolher um semestre;

A mobilidade dos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (mobilidade estudos e mobilidade estágio para fins de investigação) está limitada às Universidades com as quais a Faculdade tenha um Acordo Interinstitutional ou Protocolo de Intercâmbio em vigor para o ano letivo 2024/2025.

O candidato deve consultar a lista e analisar previamente as opções de Universidade de acolhimento antes da candidatura, no sentido de se familiarizar com determinados aspetos académicos e institucionais, tais como planos de estudos e oferta curricular das Universidades, calendário académico, localização, opções de alojamento, língua de instrução, cursos de preparação linguística disponíveis, etc.

Na mobilidade de estágio em contexto laboral é da inteira responsabilidade do aluno entrar em contacto com uma instituição que o acolha. Para tal, deverá enviar à organização da sua preferência o CV, solicitando o acolhimento para um estágio.

Lista de Instituições de Acolhimento – mobilidades a realizar em 2024/2025:

Programa Erasmus+ e Protocolos de Intercâmbio;

Dado o  processo de renovação dos Acordos Interinstitucionais ao abrigo do Programa Erasmus+ que está neste momento a decorrer, a lista referida anteriormente pode vir a sofrer alterações. Recomenda-se aos alunos que verifiquem a lista periodicamente.

A distribuição dos candidatos pelas Universidades de Acolhimento é determinada em função da média de todas as unidades curriculares do curso realizadas até ao início do ano letivo[i], em conformidade com as vagas disponíveis para cada instituição e a ordem preferencial indicada pelos alunos quando se candidatam.

Em caso de empate serão observados os seguintes critérios:

  • Prevalência do estudante com maior número de ECTS completos, à data da candidatura;
  • Prevalência do estudante com a média mais elevada nas disciplinas realizadas no semestre imediatamente anterior à candidatura;
  • Prevalência do estudante com o maior número de ECTS completos no semestre imediatamente anterior à candidatura.

A seleção dos alunos para realizar um período de mobilidade numa instituição parceira deverá ainda respeitar a colocação de alunos de diferentes ciclos de estudos, sempre que os Acordos o permitam, podendo este critério sobrepor-se à distribuição dos alunos com base no mérito académico.

Para mais informações, podes consultar os seguintes documentos:

[i] No caso dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, e dado que ainda não tem notas lançadas no Fenix no momento da candidatura, será considerada a média de ingresso no respetivo curso.