Eleição ALRAA 2024 | Folheto / Voto antecipado em mobilidade (Estudantes)

VOTO ANTECIPADO NO ESTRANGEIRO
Cidadãos recenseados na Região Autónoma dos Açores e que estão deslocados
no estrangeiro no dia da eleição

QUEM PODE VOTAR ANTECIPADAMENTE ESTANDO DESLOCADO NO ESTRANGEIRO?

• Militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de manutenção de paz, cooperação técnico-militar ou equiparadas;
  • Médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias, como tal reconhecidas pelo Governo Regionaldos Açores,
  • Investigadores e bolseiros em instituições universitárias ou equiparadas, como tal reconhecidas pelo ministério competente;
  • Estudantes de escolas superiores, ao abrigo de programas de intercâmbio;
  • Membros integrantes de delegações oficiais do Estado e da Região Autónoma;
    Cidadãos eleitores cônjuges ou equiparados, parentes ou afins que vivam com os cidadãos eleitores aqui identificados.

COMO FAÇO PARA VOTAR ANTECIPADAMENTE? E QUANDO?

Entre os dias 23 de janeiro e 25 de janeiro, dirija-se às representações diplomáticas definidas pelo membro do Governo Regional com competência em matéria eleitoral em coordenação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (e que pode consultar em https://www.cne.pt/content/eleicao-para-assembleia-legislatva-da-regiao-autonoma-dos–acores-2024).

Identifique-se (de preferência através do CC/BI) e indique o círculo eleitoral e a freguesia onde está recenseado. Depois de votar, é-lhe entregue um documento comprovativo.

VOTO ANTECIPADO EM MOBILIDADE NO TERRITÓRIO NACIONAL
Cidadãos recenseados na Região Autónoma dos Açores

QUEM PODE VOTAR ANTECIPADAMENTE EM MOBILIDADE NO TERRITÓRIO NACIONAL?

Todos os eleitores recenseados na Região Autónoma dos Açores e que pretendam votar em data anterior ao
dia da eleição.

COMO FAÇO PARA VOTAR EM MOBILIDADE? E QUANDO?

Entre 21 de janeiro e 25 de janeiro, inscreva-se:

• Por meio eletrónico em https://www.votoantecipado.pt/ ou dropep.eleicoes@azores.gov.pt;
  • Ou por carta (para o Canada dos Melancólicos, 9700-121 Angra do Heroísmo), de modo a que sejarecebida até 25 de janeiro, comunicando o nome completo, a data de nascimento, o número de identificação civil, a morada, a mesa de voto onde pretende votar e o endereço de correio eletrónico ou o contacto telefónico.

No dia 28 de janeiro, deve dirigir-se à mesa de voto por si escolhida (em qualquer município da Região
Autónoma dos Açores ou na capital de distrito no continente e em cada uma das ilhas da Região Autónoma da Madeira), identificar-se (de preferência através do cartão de cidadão ou do bilhete de identidade) e indicar o círculo eleitoral e a freguesia onde está recenseado.

Depois de votar, é-lhe entregue um documento comprovativo.

SAIBA ONDE ESTÁ RECENSEADO

Na Internet: www.recenseamento.mai.gov.pt

Através de SMS (gratuito) para 3838, com mensagem RE (espaço) número de BI/CC (espaço)

data de nascimento=aaaammdd Ex:RE72386718 19820803