Aconteceu I 1º – Encontro promovido pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD)

O evento “A proteção de dados pessoais e a cibersegurança” foi o tema do I Encontro promovido pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) para comemorar os 30 anos da instituição. Realizado em 20 de fevereiro, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o evento contou com a presença de mais de 250 pessoas presencialmente, além da transmissão ao vivo para diversos países.

Este encontro marcou o início de uma parceria entre a CNPD e a FDUL, fortalecendo os laços entre ambas as instituições e destacando o compromisso conjunto com a promoção da proteção de dados e da cibersegurança.

Após a abertura da sessão pelo Diretor da FDUL, Eduardo Vera-Cruz Pinto, e pela Presidente da CNPD, Paula Meira Lourenço, o Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Lino Santos, foi o orador convidado do Encontro.

O Contra-Almirante António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, e a Presidente da CNPD, Paula Meira Lourenço, foram os moderadores de uma mesa-redonda na qual participaram Pedro Mendonça (Responsável pelo Observatório de Cibersegurança do CNCS), Fernanda Maçãs (Encarregada de Proteção de Dados do Banco de Portugal), Helena Monteiro (Presidente da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação – APDSI) e Miguel Prata Roque (Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

Este evento marcou o início de um ciclo de Encontros que, ao longo de 2024, assinalará a celebração do 30. ° aniversário da Comissão Nacional de Proteção de Dados.