No passado dia 30 de junho, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa prestou uma homenagem ao Professor Doutor José Barata Moura, agraciando-o com a Medalha e Diploma da Faculdade.
A receção teve início pelas 18h00, no átrio da Faculdade, com um Porto de Honra, seguido das atuações da Tuna Académica VenusMonti e de um grupo de Cante Alentejano. Posteriormente, decorreu a sessão de abertura, presidida pelo Diretor da FDUL, Professor Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto.
Seguiu-se a homenagem dos alunos, com intervenção de Joana Ventinhas, Presidente da AAFDL, que salientou a relevância de um ensino público que promova o pensamento livre e científico e lute pela inclusão dos alunos. Participou, igualmente, neste momento, Francisco Silva, Vogal do Cultural da AAFDL, tendo destacado o papel do Professor Barata Moura, enquanto Reitor, na afirmação da Universidade.
Os Professores Doutores António Pedro Barbas Homem e Luísa Cerdeira salientaram a importância do investimento na carreira docente e a afirmação da Universidade de Lisboa como pilar do desenvolvimento científico, agradecendo ao Professor Doutor José Barata Moura pelo seu contributo para a excelência académica e científica da instituição.
A cerimónia culminou com a entrega do Diploma e da Medalha da Faculdade de Direito ao Professor Doutor José Barata Moura pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Luís Ferreira, pelo Diretor da Faculdade de Direito, Professor Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto, e pelo Diretor da Faculdade de Letras, Professor Doutor Hermenegildo Fernandes.
Entre os vários ilustres presentes contaram-se a Dr.ª Francisca Van Dunem, o Dr. Paulo Macedo e o Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, o qual encerrou o evento, sublinhando a importância do legado do Professor José Barata Moura para a afirmação de uma Universidade de Lisboa independente, livre e comprometida com o desenvolvimento científico e cultural do país.