FDUL reforça a eficiência energética com a centralização da climatização de 21 salas

No âmbito do Projeto “Faculdade de Direito é A⁺”, financiado pelo PRR, cujo objetivo é a modernização das infraestruturas com elevados níveis de conforto e reduzido consumo energético, foi definida uma estratégia de intervenção faseada nos diversos edifícios. Neste contexto, avançou-se com a melhoria da eficiência energética dos sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC) no Piso 2 do Edifício 1.

A intervenção permitiu a climatização de 21 espaços, compreendidos entre as salas 12.12 e 12.34, dos quais 8 correspondem a salas de aula e 13 a gabinetes de investigação, administração e institutos, assegurando melhores condições de conforto térmico e maior eficiência energética.

Este projeto reflete o compromisso da Faculdade com a melhoria contínua das suas infraestruturas, tanto no que respeita à atividade letiva como às condições de investigação e de trabalho técnico-administrativo.

Neste piso, os equipamentos existentes encontravam-se desatualizados e energeticamente ineficientes, devido à sua vetustez. Acresce que os sistemas tinham sido instalados de forma desarticulada, correspondendo a várias unidades independentes, sem coordenação e sem possibilidade de controlo energético centralizado.

A definição da solução teve em consideração vários fatores:

  • A necessidade de eliminar equipamentos exteriores em terraços, evitando perfurações que potenciariam entradas de água, bem como a ocupação desses espaços por sistemas de produção de energia solar;
  • A experiência adquirida numa intervenção semelhante realizada no Piso 1, há mais de cinco anos;
  • O reconhecimento de que sistemas centralizados apresentam maior eficiência energética;
  • O facto de a Faculdade constituir um monumento nacional, impondo que qualquer intervenção seja não intrusiva, reversível e respeitadora das características arquitetónicas existentes.
Para mais informações: https://recuperarportugal.gov.pt
Texto em coautoria com o Eng.º Miguel Geraldes Cardoso, responsável pela Manutenção.