CNIJ RECEBE CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA NOS PAÇOS DO CONCELHO DE BRAGANÇA

O Conselho de Gestão do Centro Nacional de Inovação Jurídica (CNIJ) recebeu, no dia 25 de setembro, nos Paços do Concelho de Bragança, o Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, acompanhado pelo Vice-Presidente e Vogais do Conselho Superior da Magistratura (CSM).

Na audiência, estiveram presentes a vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Fernanda Vaz Silva, a diretora financeira de Administração Geral e Financeira do Município, Sílvia Nogueiro, e o coordenador adjunto do CNIJ, Hélder de Sousa Semedo.

Durante a sessão, a vice-presidente da autarquia destacou as potencialidades do concelho, nomeadamente ao nível da gastronomia, do património histórico e cultural, bem como da qualidade de vida que oferece a quem visita e a quem aqui decide residir. Sublinhou ainda a crescente afirmação de Bragança como polo dinamizador da música clássica.

Já Hélder de Sousa Semedo, coordenador adjunto e responsável pela gestão corrente e estratégica do CNIJ, apresentou os projetos em curso, salientando o trabalho desenvolvido em parceria com instituições e empresas tecnológicas, tanto a nível nacional como internacional.

Por sua vez, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, João Cura Mariano defendeu a importância da utilização da Inteligência Artificial na justiça, como instrumento para tornar os processos mais céleres, ressalvando, contudo, que as decisões nunca poderão ser delegadas a uma máquina, mas terão sempre de caber ao ser humano.