2. Investigação
  4. Comissão para a Internacionalização da Produção Científica

Comissão para a Internacionalização da Produção Científica

Apresentação da Comissão

A Comissão para a Internacionalização da Produção Científica (CpI) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa é um órgão ad hoc constituído no âmbito do Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

A CpI tem como objetivos promover a internacionalização da produção científica dos docentes e investigadores da FDUL e contribuir para a internacionalização dos docentes e investigadores da FDUL.

Para a prossecução destes objetivos compete à CpI:

• A promoção da tradução para a língua inglesa de artigos e similares dos docentes e investigadores da FDUL para publicação em periódicos e livros de edição internacional;
    • A promoção da revisão linguística de artigos e similares redigidos em inglês pelos docentes e investigadores da FDUL para publicação em periódicos e livros de edição internacional;
    • O apoio à integração de docentes e investigadores da FDUL em órgãos científicos de revistas estrangeiras e internacionais;
    • A contribuição para o custeamento de despesas relativas à participação de docentes e investigadores da FDUL em congressos e similares no estrangeiro, para efeitos de apresentação de comunicações;
    • O apoio à integração de docentes e investigadores da FDUL em órgãos sociais de organizações internacionais vocacionadas para a investigação no domínio da ciência jurídica;
    • A contribuição logística e financeira para a realização na FDUL de congressos e similares com a participação de docentes e investigadores estrangeiros;
    • A promoção da internacionalização das publicações dos docentes e investigadores da FDUL realizadas em Portugal, em suportes periódicos ou não;
    • O registo e a sistematização dos dados de internacionalização relevantes dos docentes e investigadores da FDUL.

Tradução e Revisão de Artigos Científicos

A CpI apoia a tradução e revisão de artigos científicos da autoria de Professores da Faculdade de Direito para publicação em língua inglesa, com uma periodicidade quadrimestral: […]

Os Docentes que se desejem candidatar devem enviar os respetivos textos, com a indicação do periódico ou outra publicação a que os mesmos se destinam, para o endereço eletrónico producaocientifica@fd.ulisboa.pt

São elegíveis para tradução ou revisão os artigos a publicar em revistas com peer review ou em obras coletivas publicadas por editores internacionais relevantes, sendo a escolha dos artigos a apoiar efetuada com base nos seguintes critérios:

– potencialidade de difusão internacional do artigo apresentado;
– preferência pela revisão em detrimento da tradução;
– distribuição equitativa dos trabalhos em função dos diferentes grupos científicos da Faculdade.

O valor do apoio financeiro da CpI disponível em cada quadrimestre é rateado entre os trabalhos submetidos nesse período, e tem como teto máximo para cada trabalho o valor correspondente à tradução / revisão de 65.000 caracteres (sem espaços), o que corresponde a cerca de 25 páginas de texto. O docente pagará o remanescente.

Prazos de candidaturas

Os apoios a conferir à tradução e à revisão são concedidos quadrimestralmente, com referência aos requerimentos entrados até ao final de Abril, Agosto e de Dezembro.

Está em curso o prazo para submissão do artigo até 31 de agosto.

Instruções para candidatura

devem ser remetidos à Comissão até 31 de agosto, para o endereço eletrónico
producaocientifica@fd.ulisboa.pt.

Com as seguintes Informações:

Nome do Docente;
Categoria do Docente;
Título do Artigo;
Número de caracteres do texto (sem espaços);
Indicação se trata de Tradução ou Revisão;
Indicação do periódico ou outra publicação a que os textos se destinam;
O compromisso de pagar o remanescente;
(Os artigos e similares a apresentar são custeados até ao limite máximo de 65 000
caracteres (sem espaços), cabendo ao requerente pagar o remanescente.).

Observação: Consultar o Regulamento.

blank

Abertura das candidaturas para Revisões e traduções de textos científicos para inglês.

A Comissão para a Internacionalização da Produção Científica (CpI) da Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa, apoia a tradução e revisão de artigos científicos da autoria de Professores da Faculdade de Direito para publicação em língua inglesa, com uma periodicidade quadrimestral.

Assim, a CpI vem convidar todos os Colegas que desejem candidatar-se ao apoio da Comissão para esse efeito no próximo quadrimestre, a submeterem os respetivos textos, com a indicação do periódico ou outra publicação a que os mesmos se destinam, para o endereço eletrónico producaocientifica@fd.ulisboa.pt.

Para poderem integrar o acervo de trabalhos a apreciar no próximo quadrimestre, os textos devem ser remetidos à Comissão até 31 de agosto. Chamo, no entanto, a Vossa atenção para os termos disposto no Regulamento da CpI.