Imprensa FDUL | Entrevista com o Prof. Doutor Pedro Romano Martinez

1. Qual a razão de ser da criação da Imprensa da FDUL?

Tal como em outras instituições universitárias, a divulgação científica pode ser assegurada por uma editora institucional, sem finalidade lucrativa. Exemplificativamente, pode mencionar-se a Imprensa da Ulisboa, o Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra ou a Universidade Católica Editora. Pretende-se divulgar a investigação científica na área do direito, tanto obras clássicas, mormente de antigos mestres da Faculdade de Direito, como de teses de doutoramento ou de mestrado, em particular de docentes da Escola, que poderiam não ser facilmente publicadas por editoras comerciais.

Pretende-se, deste modo, tornar acessível ao público especializado obras jurídicas relevantes, que de outro modo poderiam não ser editadas.

2. Qual a importância deste projeto para a FDUL?

Através da Imprensa da FDUL, a Faculdade de Direito cumpre uma das suas missões; concretamente, ao divulgar a investigação científica menos acessível, tanto clássica com actual, promove o ensino do direito.

3.  Está prevista a criação de um ponto de venda físico na FDUL e / ou no país?

Admito que sim, mas é uma questão que a direção da Faculdade melhor responderá.

4. A Imprensa da FDUL irá também publicar ebooks?

Sem dúvida. A divulgação de obras jurídicas menos conhecidas terá de ser feita de modo a facilitar o acesso, nomeadamente a quem não se possa deslocar à biblioteca da Faculdade ou que não pretenda adquirir o livro em suporte físico. Em princípio, as obras publicadas pela Imprensa da FDUL serão divulgadas tanto em suporte físico, tradicional, como em formato ebook.