FDUL assegura atividades letivas à distância durante o período de combate ao COVID-19

No passado dia 9 de março, foi decretada a suspensão das atividades letivas na ULisboa. A FDUL, em antecipação, já havia iniciado trabalhos no sentido de assegurar o funcionamento da Faculdade durante o período de combate ao COVID-19, determinando um conjunto de medidas destinadas a viabilizar o recurso a meios de ensino alternativos ao ensino presencial. Foi feito um apelo à comunidade docente no sentido de ajustar as suas metodologias de ensino e métodos de avaliação a esta nova realidade e a Faculdade revelou uma extraordinária capacidade de adaptação e perseverança na continuação da execução das suas atividades.

Esta adaptação a um novo paradigma de ensino tem sido imaginativa e profícua, mas não sem desafios. Os desafios e dificuldades sentidos têm sido sinalizados junto dos órgãos da Faculdade, estando a ser identificados e inventariados; dificuldades como a falta de acesso a computadores, Internet e bibliografia por parte dos alunos estão a ser acautelados no ajuste dos métodos de avaliação inicialmente pensados para as diversas disciplinas. A Direção emitiu um conjunto de recomendações, sem prejuízo da liberdade científica e pedagógica que assiste aos docentes e Regências das unidades curriculares, que podem ser consultadas no Despacho 34/2020.

As provas de mestrado e de doutoramento que estavam agendadas para esta altura também estão a ser consideradas pelos órgãos da FDUL, que estão a trabalhar para assegurar que estas possam decorrer cumprindo os requisitos das provas públicas.

A missão da faculdade, continua a ser assegurada pelo trabalho e persistência de todos os que dela fazem parte: docentes, funcionários e alunos.