Faculdade de Direito acolheu o XV Encontro Anual da Asociación Sui Iuris

Decorreu entre os dias 3 e 5 de julho de 2025, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o XV Encontro Anual da Asociación Sui Iuris, que é uma rede de Faculdades e Escolas de Direito Ibero-Americanas visando a promoção da mobilidade de estudantes e a cooperação académica entre as instituições parceiras.

O encontro teve início no dia 3 de julho, com uma sessão inaugural presidida pelo Diretor da FDUL, Professor Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto, que contou também com intervenções do Professor Doutor Vasco Pereira da Silva (Membro do Conselho de Direção da Sui Iuris) e do Professor Doutor Martín Hevia (Presidente da Sui Iuris). Nessa sessão, os participantes foram informados de que o Programa seguiria o roteiro habitual das reuniões Sui Iuris, da parte da manhã de 5ª e 6ª. feira, mas da parte da tarde, na sequência da reunião de Miami do ano passado, existiriam sessões conjuntas destinadas a fomentar a cooperação do Sui Iuris com outras instituições académicas da Europa e dos Estados Unidos da América, a saber o ELPIS (European Legal Practise Integrated Studies), a SIPE (Societas Iuris Pubblici Europaei) e o SEALS (South and Eastern American Law Schools).

Seguiu-se uma mesa dedicada à saúde mental e ao bem-estar dos estudantes de Direito, com intervenções da Professora Maria Graciela Brantt Zumaran, do Professor Raymundo Gama Leyva e do Professor Manuel Gómes. Ainda durante a manhã, teve lugar um painel sobre educação jurídica online e programas COILs no contexto pós-pandemia, com a participação da Professora Naayeli E. Ramírez Espinosa e do Professor Gilberto Guerrero Rocca.

Durante a tarde, foi debatida a experiência pedagógica do programa Global Law Classroom (uma iniciativa SEALS+ELPIS), com contribuições da Professora Melanie Reid, do Professor Arndt Künnecke, da Professora Marine Toullier, e do Professor Vasco Pereira da Silva, que moderou a sessão.

No dia 4 de julho teve lugar a Assembleia Geral da Asociación Sui Iuris, onde foram tomadas importantes decisões para o desenvolvimento do Sui Iuris, e foi eleita uma nova direção, presidida pela Professora Naayeli E. Ramírez Espinosa.

Durante a tarde, realizou-se uma sessão conjunta da Sui Iuris com as redes ELPIS, SIPE e SEALS, acerca do tema: “O Papel dos Tribunais na Proteção dos Direitos Fundamentais e na Garantia do Estado de Direito”. Participaram nesta sessão a Professora Adriana Ancona de Faria (Sui Iuris), o Professor Axel Kämmerer (Presidente SIPE), o Professor Friedrich Germelmann (SIPE+ELPIS), o Professor Rui Guerra da Fonseca (SIPE+ELPIS), o Professor Francisco Balaguer Callejón (SIPE+ELPIS), e o Professor Akram Frazier (SEALS), com a moderação do Professor Vasco Pereira da Silva (ELPIS+SIPE).

O encontro terminou no dia 5 de julho com uma visita guiada ao Museu da Cidade e um almoço na FDUL, acompanhado pela realização de um espetáculo pela Tuna Feminina da Faculdade de Direito.