Aconteceu | Homenagem ao Professor Doutor Jorge Miranda pela ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais

Por ocasião do 47º Aniversário das Primeiras Eleições Autárquicas em Democracia, foi realizada hoje, em Lisboa, uma homenagem ao Professor Doutor Jorge Miranda organizada pela ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais e do CVEL – Centro de Valorização dos Eleitos Locais, com o apoio da Assembleia Municipal de Lisboa. Seguiu-se uma breve apresentação da obra autobiográfica “Passos da Vida, Passos da Constituição”.

Nas suas intervenções iniciais, tanto a Presidente da AM de Lisboa, Rosário Farmhouse, como o Presidente da ANAM, Albino Almeida, destacaram o papel fundamental do Professor Jorge Miranda na edificação da Democracia portuguesa, sublinhando a importância que o texto da Constituição teve para a normalização da situação política na altura, sendo ainda hoje garantia fundamental do Estado de Direito.

Na sua intervenção, o Professor Jorge Miranda frisou a importância do Poder Local e das Assembleias Municipais, como órgãos de representação dos cidadãos e dos eleitores com todo o seu pluralismo.  Sobre o epíteto de “pai da Constituição”, o Professor Jorge Miranda fez questão de lembrar outros membros importantes da Assembleia Constituinte como Vital Moreira, Sophia de Mello Breyner ou Manuel da Costa Andrade, entre outros, para reforçar a ideia de que a intervenção de todos foi importante.

A sessão contou ainda com Fernando Santos Pereira e Luís Filipe Mota Almeida que enalteceram o legado do Professor  e o seu contributo enquanto constitucionalista e professor de Direito.