2. Investigação
  4. Working Papers

Working Papers

Working Papers Series

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) promove a publicação na sua Página de working papers elaborados por docentes, investigadores e estudantes da Faculdade, que sejam referentes a uma disciplina jurídica ou área conexa.

» FDUL working papers

» CIDPrivado working papers

» CIDPúblico working papers

» CIDEFF working papers

» CIDPCC working papers

» THDUL working papers

Os textos submetidos por docentes e investigadores da FDUL são de imediato publicados na Página working papers da FDUL. Compete à Comissão de Publicação a decisão de publicação dos textos submetidos pelos estudantes da Faculdade. Para o efeito – e sem prejuízo da natureza colegial da Comissão – os textos submetidos pelos estudantes são, num primeiro momento, objeto de apreciação pelo membro docente da Comissão que integre o grupo científico da Faculdade (jurídicas, jurídico-económicas, jurídico-políticas e histórico-jurídicas) com o qual o trabalho apresente maior proximidade e por um dos estudantes que integram a Comissão. Caso considere necessário, a Comissão pode solicitar a colaboração de outros docentes da FDUL. No que concerne aos textos objeto de classificação numa unidade curricular ou disciplina da Faculdade, estes só serão objeto de análise por parte da Comissão após a classificação atribuída pelo respetivo docente e com o conhecimento do mesmo. A Comissão pode convidar o interessado a melhorar o texto para eventual publicação. No final, a Comissão de Publicação adota a decisão de publicação ou não publicação, dando conhecimento da decisão ao(s) interessado(s).

Os interessados devem enviar o texto que pretendam ver publicado na Página working papers da FDUL para o endereço eletrónico comissaopublicacao@fd.ulisboa.pt. O texto deve observar o livro de estilo constante no seguinte anexo.

» Livro de Estilo (PT) / Style Guide (EN)

Os interessados devem indicar os respetivos dados de identificação e elementos de contacto preenchendo para o efeito o formulário disponível na ficha de submissão, a qual deve ser entregue no Secretariado dos Órgãos da FDUL com a declaração de responsabilidade devidamente assinada

» Ficha de submissão

Caso não seja inédito, os interessados devem mencionar na primeira página do working paper a referência bibliográfica completa da publicação original, bem como o facto da republicação (total ou parcial) se encontrar devidamente autorizada.

Ao submeterem um texto para publicação, os interessados aceitam automaticamente que, uma vez publicados na Página da FDUL, os seus textos sejam livremente citados, sem necessidade de autorização prévia. Os working papers publicados na Página da FDUL podem ser livremente citados, desde que as citações mencionem expressamente o nome do(s) autor(es), o título do working paper, a referência “working papers da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa” e a respetiva data de publicação na Página da Faculdade.

Os working papers publicados na Página da FDUL podem ser livremente divulgados pelos respetivos autores, desde que estes mencionem que o texto em questão foi objeto de publicação na Página de working papers da FDUL.

A Comissão de Publicação remete os textos submetidos para publicação a cada um dos Centros de Investigação, consoante as matérias, afim de obter eventuais comentários e/ou observações, podendo ainda estes publicar nas respetivas páginas os referidos working papers, caso os interessados autorizem.

Os direitos de autor pertencem aos respetivos autores. Os working papers são da responsabilidade exclusiva dos respetivos autores, não refletindo naturalmente a posição da FDUL.

Despacho do Diretor (nº 40)
Despacho do Diretor (nº 39)