Susana Antas Videira


Categoria: Professora Auxiliar

Áreas de interesse / investigação:
História das Ideias Políticas
História do Pensamento Jurídico
História do Direito
Filosofia do Direito

Graus Académicos:
Licenciatura em Direito, 1996;
Mestrado em Ciências Histórico-Jurídicas, 2001;
Doutoramento em Ciências Histórico-Jurídicas, 2012;

Investigação e Cooperação Científicas

Membro de centros de investigação:
É investigadora da seguinte unidade de I&D da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa: THD – TEORIA E HISTÓRIA DO DIREITO.
É, ainda, Membro da Direção do Instituto de História do Direito e do Pensamento Político da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Outras Atividades Profissionais:
Diretora-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça;
Secretária-Geral da Conferência de Ministros da Justiça dos Países de Língua Oficial Portuguesa;
Conselheira para a Igualdade do Ministério da Justiça.

Publicações Mais Relevantes:
Em co-autoria com Pedro Correia, Tânia Piazentin e Joana Campos, “A avaliação do regime jurídico de má-fé em Portugal”, Revista Direito GV, 10, nº 1, Novembro de 2014, disponível no endereço http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1808-243220140001&lng=pt&nrm=iso e o artigo disponível em http://ref.scielo.org/tvbrzh

«A Emergência da Cultura Jurídica Associada aos Direitos Sociais», in Ensaios sobre a História e a Teoria do Direito Social – Construção do saber jurídico & função política do Direito, Organizadores Natacha Ferreira Nagao Pires e Alexandre Gazetta Simões, Letras Jurídicas, São Paulo, 2012, pp. 23 a 35.

É autora dos verbetes Bio-Bibilográficos dos Doutores Antonio Truyol y Serra, Manuel Fraga Iribarne, e António Pinto dos Santos de Meyrelles Coutinho Barriga incluídos no segundo volume da obra coletiva comemorativa dos 100 anos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, intitulada A Faculdade de Direito de Lisboa no seu centenário, coordenação Martim de Albuquerque, Lisboa, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2013 (em 2 volumes).

Para a História do Direito Constitucional Português. Silvestre Pinheiro Ferreira, Almedina, Coimbra, 2005 [dissertação de mestrado].

«O Poder e o Direito em Silvestre Pinheiro Ferreira – Algumas Considerações», separata de Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Martim de Albuquerque, edição da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Coimbra Editora, Coimbra, 2010, pp. 909 a 984.

O Perfil do Juiz na Tradição Ocidental, coordenação de António Pedro Barbas Homem, Paula Costa e Silva, Eduardo Vera-Cruz Pinto, Susana Antas Videira e Pedro Freitas, Almedina, Coimbra, 2009

«Citius – Breves Considerações do Ponto de Vista Jurídico-Constitucional», in Scientia Iuridica, Abril-Junho 2009, tomo LVIII, n.º 318, pp. 363 e ss.

«Regime Processual Civil Experimental – Algumas Considerações na Perspectiva Jurídico-Constitucional», in Scientia Iuridica, Janeiro-Março 2007, tomo LVI, n.º 309, pp. 105 e ss.

«As Ideias Políticas do Rei D. Duarte – Algumas Considerações» in Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Raúl Ventura, Edição da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Coimbra Editora, 2003.

«A fiança no apogeu do Direito Romano» in Estudos em Honra de Ruy de Albuquerque, Coimbra Editora, Coimbra, 2006.

X