Ensino Superior

A Academia Militar é um estabelecimento de ensino superior público universitário militar que desenvolve atividades de ensino, de investigação e de apoio à comunidade, com a finalidade essencial de formar Oficiais destinados aos quadros permanentes das Armas e Serviços do Exército e da Guarda Nacional Republicana.

Objeto do protocolo: Prestação de serviço docente por professores da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa na Academia Militar.

Data de celebração: 1 de julho de 1992

www.academiamilitar.pt ]


Localizada no centro histórico da cidade de Lisboa – no Convento de S. Francisco ao Chiado – a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) oferece cursos nas áreas da Pintura, da Escultura, do Design de Equipamento, do Design de Comunicação, da Arte Multimédia, das Ciências da Arte e do Património e do Desenho ao nível graduado e pós graduado, bem como nas áreas da História e Ciências da Arte e do Património, Museologia, Curadoria e Desenho a nível pós-graduado.

Objeto do Protocolo: Dotar os espaços da FDUL de obras de arte, realizadas por alunos da FBAUL.

Data de celebração: 5 de setembro de 2013

[ www.fba.ul.pt


A Faculdade de Letras, Unidade Orgânica da Universidade de Lisboa, herdeira do Curso Superior de Letras, é uma instituição do ensino superior, fundada em 1911, que se dedica ao cultivo do saber centrado nas grandes áreas da Filosofia, História, Línguas e Literaturas Clássicas (antiga Filologia Clássica), Línguas e Literaturas Modernas.

Objeto do Protocolo: Colaboração de docentes de ambas as Faculdades em aulas de licenciatura, especialização, pós-graduação, mestrado e doutoramento; disponibilização de professores para orientação de teses e júris de concursos e de provas públicas; integração mútua de docentes em projetos de investigação.

Data de celebração: 3 de setembro de 2012 e 26 de março de 2016.

[ www.letras.ulisboa.pt/pt ]


A Faculdade de Medicina é uma unidade orgânica da Universidade de Lisboa cuja missão é a formação de médicos, o ensino e a investigação da Medicina e das ciências essenciais à promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da doença.

Objeto do Protocolo: Colaboração de pessoal docente em atividades de ensino de ambas as Faculdades; permuta de publicações.

Data de celebração: 9 de julho de 1999

[ www.fm.ul.pt ]


O ICS-UL – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, é uma instituição universitária consagrada à investigação e à formação avançada em ciências sociais.

Objeto do Protocolo: Cooperação na criação de ciclos de estudos pós-graduados nas áreas da Interioridade e das Relações Transfronteiriças, nomeadamente de Cursos de estudos avançados e de um mestrado; intercâmbio de informações e publicações; colaboração de docentes e investigadores das duas instituições em atividades de ensino e orientações de dissertações.

Data de celebração: 23 de julho de 2014

[ www.ics.ul.pt/instituto ]


O IESM ministra aos Oficiais dos Quadros Permanentes das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana formação nos planos científico, doutrinário e técnico das ciências militares, necessária ao desempenho das funções de Comando, Direção e Estado-Maior nos Ramos e Guarda Nacional Republicana e em forças conjuntas e combinadas, assim como ao exercício de cargos em Organizações Internacionais.

Objeto do Protocolo: Cedência de professores universitários para a docência de matérias da área do Direito e apoio a trabalhos de investigação desenvolvidos por alunos do IESM.

Data de celebração: 15 de dezembro de 2010

www.iesm.pt/s/index.php/pt ]


Constituído em 1979 como cooperativa sem fins lucrativos, o Instituto Piaget tem como principal objetivo  a educação graduada e pós-graduada, de investigação, de divulgação científica e cultural, e de intervenção comunitária.

Objeto do Protocolo: Desenvolvimento de projetos em parceria, nomeadamente realização de seminários e eventos similares; colaboração conjunta de docentes de cada uma das instituições.

Data de celebração: 5 de abril de 2010

[ www.ipiaget.org ]


O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas promove o ensino nas áreas das Ciências Sociais e Políticas, incluindo as áreas científicas da Sociologia, da Administração Pública e das Políticas Públicas, da Ciência Política, das Relações Internacionais, da Política Social, da Antropologia, e da Comunicação Social.

Objeto do Protocolo: Ações de cooperação entre as duas instituições, nomeadamente colaboração técnica, intercâmbio de pessoal docente e de estudantes de graduação e pós-graduação.

Data de celebração: 11 de março de 2013

[ www.iscsp.utl.pt ]


O Instituto Superior Técnico promove o ensino superior nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia, nas vertentes de graduação, pós-graduação e formação ao longo da vida, desenvolvendo atividades de Investigação e de Desenvolvimento e Inovação (ID&I).

Objeto do Protocolo: Criação de ciclos de pós-graduações nas áreas de Segurança de Informação e do Direito no Ciberespaço, nomeadamente de Cursos de estudos avançados e de um mestrado; intercâmbio de informações e colaboração de docentes.

Data de celebração: 13 de dezembro de 2012

[ www.tecnico.ulisboa.pt ]


Criada em 1559, a Universidade de Évora foi a segunda Universidade a ser fundada em Portugal. São unidades orgânicas da Universidade a Escola de Artes, a Escola de Ciências Sociais, a Escola de Ciências e Tecnologia, a Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, e o Instituto de Investigação e Formação Avançada.

Objeto do Protocolo: Colaboração de docentes de uma das Instituições em atividades de docência, de coordenação, de supervisão ou de participação em órgãos académicos na outra Instituição.

Data de celebração: 16 de abril de 1998

[ www.uevora.pt ]


A Universidade de Lisboa é a sucessora das anteriores Universidade Técnica de Lisboa e Universidade de Lisboa, resultando do processo de fusão entre as duas instituições.

Objeto do Protocolo: Instalação e funcionamento do espaço Universidade de Lisboa/Universia na FDUL.

Data de celebração: 13 de maio de 2011

[ www.ulisboa.pt ]


A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias é uma Instituição de Ensino Superior Privada cuja missão central é contribuir, através das suas atividades de ensino e investigação, para os desenvolvimentos científico, cultural, económico e social de Portugal e de todos os países onde se fala a língua Portuguesa.

Objeto do Protocolo: Regula a colaboração de pessoal docente.

Data de celebração: 19 de fevereiro de2002

[ www.ulusofona.pt ]