Empresas e Associações


A AIDA – Portugal – Secção Portuguesa da Associação Internacional do Direito dos Seguros é uma associação sem intuito lucrativo, que tem como objetivos, entre outros, a promoção e desenvolvimento da cooperação entre os seus membros a nível internacional e a intensificação do estudo do Direito dos Seguros nacional e internacional e de outras matérias conexas.

Objeto do protocolo: Estabelece a cooperação entre ambas as instituições com vista ao estudo, investigação, ensino e divulgação do Direito dos Seguros, através da promoção de palestras, colóquios, conferências e congressos, trabalhos de investigação e de ensino, cursos pós-graduados, de mestrado e doutoramento, projetos legislativos e publicações.

Data de celebração: 2 de julho de 2013

[ www.aida-portugal.org ]



A Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa é a organização representativa de todos os estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

[ www.aafdl.pt ]

Objeto do protocolo: Cooperação para cumprimento das obrigações legais e estatutárias de ambas as partes, na prossecução do interesse público e da melhoria da qualidade do ensino.

Data de celebração: 20 de dezembro de 2010


Objeto do Protocolo: Realização e dinamização conjunta, no âmbito das saídas profissionais, de uma ação de formação denominada “Transitar”, destinada preferencialmente a alunos e ex-alunos da FDUL, a realizar-se anualmente, promovendo o desenvolvimento de competências transversais, mais especificamente, no que concerne às soft-skills para advogados.

Data de celebração: 04 de fevereiro de 2015


Objeto do Protocolo: Criação de uma rede de saídas profissionais através de uma plataforma eltrónica designada “Portal do Empego”.

Data da celebração: 06 de março de 2015


A Associação de Amizade Luso-Turca é uma associação não-governamental e sem fins lucrativos, que visa promover, alargar e desenvolver as relações culturais entre Portugal e a Turquia.

Objeto do protocolo: Parceria técnico-científica entre as duas instituições efetuada através da realização e participação mútua em seminários, workshops e iniciativas públicas e prestação de assessoria técnica e científica.

Data de celebração: 24 de abril de 2013

[ www.turquiaportugal.com ]


A Associação de Antigos Alunos, criada em 2010, existe para manter e estreitar os laços entre os Antigos Alunos e entre estes e a Faculdade, valorizando este que é o principal legado da Faculdade de Direito de Lisboa: os seus alunos e antigos alunos.

Objeto do protocolo: Criação de rede de antigos alunos da FDUL que, sendo socialmente útil, contribua para promover o bom-nome da FDUL e dos seus alunos e a facilitar a integração destes no mercado de trabalho.

Data de celebração: 06 de março de 2015

[ www.alumnifdl.pt ]



A Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa (AEGBL) é uma associação sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira. Tem por objetivos a defesa dos direitos e dos interesses dos estudantes guineenses seus sócios, apoiando-os a nível académico, cultural, profissional, desportivo ou recreativo.

Objeto do protocolo: Promoção e desenvolvimento de atividades associativas, académicas e científicas, de âmbito universitário, da AEGBL.

Data de celebração: 27 de março de 2015

[ www.aegbl.no.sapo.pt ]


 

 

[ Ver o Protocolo ]

A Associação dos Magistrados da Jurisdição Administrativa e Fiscal de Portugal (AMJAFP) é uma associação sem fins lucrativos e de cariz científico, que tem por objeto divulgar, promover e pronunciar-se sobre o direito público, designadamente o direito administrativo e fiscal, bem como sobre questões de direitos humanos e cidadania.

Objeto do protocolo: Divulgação de iniciativas de ambas as instituições; condições especiais de inscrição a docentes e alunos pós-graduados da FDUL; condições especiais de admissão, frequência e propinas para associados da AMJAFP; colaboração em iniciativas conjuntas.

Data de celebração: 12 de novembro de 2013

[ www.amjafp.pt ]


 

 

[ Ver o Protocolo ]

A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos (APIPDF) tem por objeto o desenvolvimento de atividades de caráter cívico, cultural, formativo e informativo, no âmbito da proteção e fomento da igualdade parental, relativamente aos direitos dos filhos com pais separados ou divorciados.

Objeto do protocolo: Condições especiais no acesso e frequência em formação promovida pela FDUL; desconto em inscrições de alunos da FDUL em eventos da APIPDF; permuta das respetivas revistas.

Data de celebração: 4 de dezembro de 2013

[ igualdadeparental.org/associados/contactos ]


 

 

[ Ver o Protocolo ]

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses, para além das funções típicas de representação profissional dos seus associados, procura promover a defesa da independência, dignidade e prestígio dos juízes, dos tribunais e da Justiça.

Objeto do protocolo: Condições especiais de acesso e frequência em formação promovida pela FDUL; permuta das respetivas revistas e empréstimos interbibliotecas.

Data de celebração: 22 de setembro de 2010

[ www.asjp.pt ]


 

 

[ Ver o Protocolo ]

A Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítima visa defender os interesses socioprofissionais dos seus associados através do reconhecimento dos seus direitos profissionais e no reequilíbrio da relação laboral.

Objeto do protocolo: Condições especiais de acesso e frequência em formação promovida pela FDUL; permuta das respetivas revistas e empréstimos interbibliotecas.

Data de celebração: 11 de outubro de 2013

[ www.asppm.pt ]


 

[ Ver o Protocolo ]

AVM é um escritório de advocacia que desenvolve atividades, em vários escritórios nacionais e internacionais, no âmbito das áreas jurídicas de energia, serviços financeiros, imóveis e setores de tecnologia.

Objeto do Protocolo: Organização de projetos conjuntos e eventos no âmbito de saídas profissionais; realização, através do Gabinete de Saídas Profissionais da FDUL, de mini-estágios de alunos na AVM Advogados.

Data de celebração: 4 de julho de 2014

[ www.avm-advogados.com ]


 

[ Ver o Protocolo ]

O Barclays é uma instituição bancária presente nos cinco continentes, com cerca de 150 agências no território português.

Objeto do Protocolo: Estabelece a cooperação entre as partes para inserção de alunos ou recém-licenciados no âmbito da realidade empresarial que caracteriza o Barclays Bank.

Data de celebração: 26 de abril de 2007

[ www.barclays.com ]


 

 

 

 

[ Ver o Protocolo ]

A BAS, Sociedade de Advogados, aliada a um conjunto de entidades fundadoras de diferentes áreas profissionais e académicas, tem como principal objetivo a difusão e fomento da resolução alternativa de conflitos, e em particular a mediação, no contexto privado e empresarial.

Objeto do Protocolo: Organização de projetos conjuntos e eventos no âmbito de saídas profissionais; realização, através do Gabinete de Saídas Profissionais da FDUL, de mini-estágios de alunos na BAS Sociedade de Advogados.

Data de celebração: 03 de março de 2014

[ www.bas.pt ]


A Carlos Pinto de Abreu é uma Sociedade de Advogados que conta com advogados especializados, centralizando a sua atividade nas áreas jurídicas dos Direitos Humanos, Direito Punitivo, Direito da Empresa, Direito Internacional e Direito Europeu.

Objeto do Protocolo: Participação em eventos; cedência de contatos no âmbito de saídas profissionais; estágios de alunos da FDL.

Data de celebração: 2 de dezembro de 2013

[ carlospintodeabreu.com/pt ]


Criada em 1926, a Ordem dos Advogados é uma associação pública profissional portuguesa que representa os licenciados em Direito que estão vinculados com o respetivo estatuto de Ordem e demais disposições legais.

Compete ao Conselho Distrital, no âmbito da sua competência territorial, proceder à inscrição dos advogados estagiários e à inscrição preparatória dos advogados, bem como assegurar e promover a sua formação inicial e contínua. Tem também competência para nomear advogados ao cidadão interessado que lho solicite, por não encontrar quem aceite voluntariamente o seu patrocínio.

Objeto do Protocolo: Cooperação com vista a aferir as necessidades de captação de alunos para escritórios de advogados; promoção da colocação de alunos em estágios em escritórios; colaborar na obtenção de patronos; participação anual pela CDL na Feira do Emprego da FDUL.

Data de celebração: 23 de outubro de 2012

[ www.oa.pt/CD/default.aspx?sidc=31634 ]


 

 

[ Ver o Protocolo ]

A F. Castelo Branco & Associados foi constituída em 1989 e atualmente possui escritórios nas cidades de Lisboa, Porto e Faro, Luanda (Angola), Maputo (Moçambique), bem como uma representação em Madrid (Espanha). Desenvolve a sua atividade nas grandes áreas do Direito Societário e Comercial, Direito Público, Administrativo e do Ambiente, Direitos Reais, Imobiliário e Construção.

Objeto do Protocolo: Realização conjunta de ações de formação e conferências; intercâmbio de docentes; disponibilização de estágios para formandos da FDUL.

Data de celebração: 10 de maio de 2007

[ www.fcblegal.com ]


A FMC – Federação Nacional de Mediação de Conflitos é uma instituição sem fins lucrativos constituída em 2012 com vista a promover, desenvolver e divulgar os meios alternativos de resolução de conflitos, nomeadamente a mediação de conflitos, bem como apoiar a função social e dignidade da mediação de conflitos e a promoção do respeito pelas melhores práticas e técnicas conhecidas.

Objeto do Protocolo: Prestação de serviços de mediação de conflitos em regime de colaboração no cumprimento da legislação aplicável em vigor.

Data de celebração: 30 de outubro de 2015

[ www.fnmc.pt ]


 

 

 

[ Ver o Protocolo ]

Fundada em 1941, a Garrigues é uma sociedade internacional prestadora de serviços de advocacia, assessorando as empresas nos principais cenários económicos do mercado global.

Objeto do Protocolo: Organização de projetos conjuntos e eventos no âmbito de saídas profissionais; realização, através do Gabinete de Saídas Profissionais da FDUL, de mini-estágios de alunos na Garrigues Portugal.

Data de celebração: 21 de outubro de 2015

[ www.garrigues.com/pt-PT ]


 

 

 

[ Ver o Protocolo ]

A Gómez-Acebo & Pombo dispõe de um escritório em Portugal desde 2010, oferecendo assessoria jurídica em Direito Administrativo e Regulatório, Financeiro e Bancário, Direito da Concorrência e da União Europeia, Fiscal, Societário, Fusões e Aquisições, Contencioso e Arbitragem, Imobiliário e Urbanismo, Direito do Trabalho, Ambiente, Propriedade Intelectual e Tecnologias da Informação.

Objeto do Protocolo: Criação de uma relação de cooperação entre a FDUL e a GA&P, tendo em vista o desenvolvimento de projetos conjuntos de interesse comum no domínio das saídas profissionais, incluindo estágios de alunos da FDUL na GA&P

Data de celebração: 22 de setembro de 2014

[ www.gomezacebo-pombo.com/index.php/es/oficinas/lisboa ]


A GPAcademy é uma sociedade comercial cujo objeto consiste na formação contínua dos advogados em áreas que estejam estrita ou amplamente conexas com a sua prática específica.

Objeto do Protocolo: Realização e dinamização conjunta, no âmbito das saídas profissionais, de uma ação de formação denominada “Transitar”, destinada preferencialmente a alunos e ex-alunos da FDUL, a realizar-se anualmente, promovendo o desenvolvimento de competências transversais, mais especificamente, no que concerne às soft-skills para advogados.

Data de celebração: 04 de fevereiro de 2015

[ www.gpasa.pt/index.php?page=gpa-academy ]


O Instituto de Apoio à Criança (IAC) é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1983. Tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança, na defesa e promoção dos seus direitos.

Objeto do Protocolo: Estabelecimento de bases de cooperação cultural, educativa, científica e técnica entre ambas as entidades, nomeadamente através do desenvolvimento de iniciativas comuns que envolvam a FDUL e o IAC.

Data de celebração: Junho de 2011

[ www.iacrianca.pt ]


 

 

 

[ Ver o Protocolo ]

A Macedo Vitorino & Associados, fundada em 1996, é uma sociedade de advogados que centra a sua atividade na assessoria a clientes nacionais e estrangeiros em setores como o financeiro, as telecomunicações, a energia e as infraestruturas.

Objeto do Protocolo: Organização de projetos conjuntos e eventos no âmbito de saídas profissionais; realização, através do Gabinete de Saídas Profissionais da FDUL, de mini-estágios de alunos na Macedo Vitorino & Associados.

Data de celebração: 2 de julho de 2014

[ www.macedovitorino.com/pt ]


 

 

[ Ver o Protocolo ]

A Miranda Correia Amendoeira & Associados é uma firma de advogados internacional, prestando serviços jurídicos num total de 16 países em quatro continentes e atuando em todas as áreas do Direito empresarial ao serviço de um conjunto de empresas multinacionais.

Objeto do Protocolo: Organização de projetos conjuntos e eventos no âmbito de saídas profissionais; realização, através do Gabinete de Saídas Profissionais da FDUL, de mini-estágios de alunos na Miranda Correia Amendoeira & Associados.

Data de celebração: 10 de julho de 2014

[ www.mirandalawfirm.com/?lang=pt ]


A Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados é uma sociedade de advogados que presta serviços jurídicos a clientes nacionais e estrangeiros, a partir dos escritórios de Lisboa, Porto, Funchal, Angola, Macau (China) e Moçambique.

Objeto do Protocolo: Organização de projetos conjuntos e eventos no âmbito de saídas profissionais; realização, através do Gabinete de Saídas Profissionais da FDUL, de mini-estágios de alunos na Miranda Correia Amendoeira & Associados.

Data de celebração: Março de 2014

[ www.mlgts.pt ]


 

 

[ Ver o Protocolo ]

Constituída em 1993, a Nuno Cerejeira Namora, Pedro Marinho Falcão & Associados tem escritórios no Porto, Lisboa e Funchal, exercendo atividade, entre outras, na área do Direito do Trabalho e Direito Fiscal.

Objeto do Protocolo: Organização de projetos conjuntos e eventos no âmbito de saídas profissionais; realização, através do Gabinete de Saídas Profissionais da FDUL, de mini-estágios de alunos na Nuno Cerejeira Namora, Pedro Marinho Falcão & Associados.

Data de celebração: 16 de outubro de 2014

[ www.sociedadeadvogados.eu ]


 

 

[ Ver o Protocolo ]

Constituída em 2001, a Pedro Raposo & Associados é uma sociedade de advogados fundamentalmente vocacionada para as áreas relacionadas com as necessidades das empresas.

Objeto do Protocolo: Organização de projetos conjuntos e eventos no âmbito de saídas profissionais; realização, através do Gabinete de Saídas Profissionais da FDUL, de mini-estágios de alunos na Pedro Raposo & Associados.

Data de celebração: 28 de março de 2014

[ www.pra.pt ]


 

 

[ Ver o Protocolo ]

A Rogério Manuel R. C. Fernandes Ferreira & Associados é uma sociedade de advogados especializada em direito fiscal e aduaneiro e empresarial. Atua em matérias jurídico-económicas, no direito das empresas e do direito tributário, nacional, comunitário e internacional.

Objeto do Protocolo: Organização de projetos conjuntos e eventos no âmbito de saídas profissionais; realização, através do Gabinete de Saídas Profissionais da FDUL, de mini-estágios de alunos na Rogério Manuel R. C. Fernandes Ferreira & Associados.

Data de celebração: 27 de março de 2014

[ www.rffadvogados.com ]


 

 

[ Ver o Protocolo ]

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é uma associação criada para defender os interesses socioprofissionais dos seus associados.

Objeto do Protocolo: Condições especiais no acesso e frequência em formação promovida pela FDUL; permuta das respetivas revistas e empréstimos interbibliotecas.

Data de celebração: 24 de junho de 2013

[ www.scif.pt ]


O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) promove a defesa dos direitos e interesses dos seus sócios, dos magistrados do Ministério Público, nomeadamente no âmbito do estatuto socioprofissional, a dignificação da magistratura e o aperfeiçoamento do sistema judiciário.

Objeto do Protocolo: Condições especiais de pagamento (e isenção) de propinas; organização de cursos de formação para associados do SMMP; empréstimo interbiblotecas.

Data de celebração: 30 de abril de 2010

[ www.smmp.pt ]


 

[ Ver o Protocolo ]

A SPdH–Serviços Portugueses de Handling, S.A., sucedendo à TAP no respeitante às operações em terra, iniciou a sua atividade no dia 1 de Outubro de 2003. Empresa de aviação civil em Portugal, assegura os serviços de assistência em terra à TAP Portugal e às principais companhias que voam para aeroportos nacionais.

Objeto do Protocolo: Desenvolvimento de ações conjuntas de interesse comum tais como formações de curta e longa duração, estágios profissionais de alunos da FDUL na SPdH e realização de projetos curriculares e de investigação académica a desenvolver por alunos e docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Data de celebração: 1 de fevereiro de 2006

[ www.groundforce.pt ]


A Universia atua como elo de ligação entre empresas, instituições e universitários, disponibilizando ferramentas e outro tipo de apoios que ajudam empresas e instituições a apresentar produtos e serviços para o círculo universitário.

Objeto do Protocolo: Instalação e funcionamento do espaço Universidade de Lisboa/Universia na FDUL.

Data de celebração: 13 de maio de 2011

[ www.universia.pt ]

X