1. Início
  2. Investigação
  3. Produção científica

Produção científica

Assumindo o compromisso de adotar uma política de viragem no contexto da investigação jurídica em Portugal, a Faculdade acompanha as tendências das instituições internacionais de topo, tornando a sua produção científica mais competitiva, ao mesmo tempo que adota uma política de promoção da visibilidade e internacionalização do seu output.

A atividade de investigação científica é um indicador cada vez mais determinante para o prestígio das instituições de ensino superior. Ciente disto, a FDUL tem vindo a apoiar as atividades de investigação desenvolvidas pelo seu corpo docente e jovens estudantes, bem como a sua integração em centros de investigação (v. gráfico).

Para além do apoio à publicação de monografias e manuais, a Faculdade irá ainda conceber novos incentivos à publicação de artigos pelos seus investigadores em periódicos internacionais de excelência.

Também a reformulação das atuais revistas da Faculdade e a criação de novas revistas científicas arbitradas (com peer-review) se assumem como grandes prioridades da estratégia da FDUL, ao lado da organização de eventos científicos cada vez mais internacionalizados e transdisciplinares.

Outra importante vertente da investigação científica desenvolvida em Direito é o da investigação sob contrato, a qual continuará a ser desenvolvida tanto pela Faculdade como pelos seus institutos, centros e associações. A aproximação da Academia e do tecido empresarial e com a sociedade é um caminho delineado pela estratégia Horizon 2020 e consolidado no Acordo de Parceria com a Comissão Europeia para 2014-2020 para o Portugal 2020 (v. gráfico).