2. Investigação
  3. Cátedra Jean Monnet

Cátedra Jean Monnet

O Professor Doutor Nuno Cunha Rodrigues, Vice-Presidente da direção do Instituto, recebeu uma Cátedra Jean Monnet, atribuída pela Comissão Europeia, a única Cátedra Jean Monnet atribuída em 2018 a um académico português.

A Cátedra Jean Monnet premeia a excelência na educação e na investigação em assuntos europeus, comprometendo os galardoados com um programa de atividades que promovam o debate europeu.

O Professor Doutor Nuno Cunha Rodrigues, através da Universidade de Lisboa, apresentou um plano de atividades que pretende analisar a expansão territorial do Direito Económico da União Europeia a nível global, analisando em particular quatro áreas diferentes: Direito da Concorrência, Direito da Alimentação e do Consumidor, Direito Ambiental e Direito do Comércio Internacional.

Estes temas serão abordados nas aulas de licenciatura, mestrado e doutoramento da FDUL, no programa das pós-graduações do Instituto Europeu, bem como em diversas conferências e workshops dedicados, com o objetivo de apreciar o impacto e a aplicação, a nível mundial, do Direito económico da União Europeia. Será ainda criada uma rede internacional de cooperação, no  contexto da Cátedra agora atribuída.

A atribuição da Cátedra Jean Monnet ao Professor Doutor Nuno Cunha Rodrigues demonstra a pertinência do plano de atividades que o Instituto Europeu tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, focado nos grandes debates da atualidade europeia e que envolvem todos os sectores da sociedade civil.

O Programa Jean Monnet tem como objetivo reforçar a docência e a investigação sobre a integração europeia nas universidades, quer nos Estados-Membros como noutros países. O nome do programa honra o político francês Jean Monnet (1888-1979), considerado um dos “pais” da União Europeia.

Mais informações em https://www.institutoeuropeu.eu/atividades/catedra-jean-monnet