ERASMUS | Cursos Intensivos 2023/2024 | 1.º Semestre

Caros Alunos,

Vimos por este meio informar que as inscrições para os  cursos intensivos do 1.º semestre do ano letivo 2023/2024 vão decorrer entre os dias 04 de setembro, às 09h00m, e 06 de setembro, às 23h59m.

Neste sentido, deverão proceder da seguinte forma:

Antes das candidaturas devem confirmar o estado da vossa matricula no curso 8000 – Curso Livre em Cursos Intensivos. Caso esteja como  “Anulado” ou “Interrupção de Estudos” devem enviar um email para cursosintensivos@fd.ulisboa.pt para que possamos alterá-lo, permitindo assim que se inscrevam a partir do dia 4 de setembro.

ALUNOS JÁ MATRICULADOS NO CURSO LIVRE EM CURSOS INTENSIVOS (8000):

Aceder ao separador Aluno e selecionar as opções Inscrever e Processo de Inscrição;

Posteriormente, devem seguir os passos indicados no Manual de Inscrições.

ALUNOS QUE SE ESTÃO A INSCREVER PELA PRIMEIRA VEZ:

Antes de iniciarem o processo de inscrição devem fazer login no Portal Fénix, aceder ao separador Candidato, criar a candidatura e submeter (clicar no botão do canto superior direito da candidatura). Depois de matriculados, devem aceder ao separador Aluno e selecionar as opções Inscrever e Processo de Inscrição. Por fim, devem seguir os passos indicados no Manual de Inscrições em anexo.

 Importante:

  • A inscrição, após terminado o processo, está finalizada;
  • Finalizada a inscrição é gerada a propina referente ao número de cursos nos quais se inscreveram (25€ ou 50€). O pagamento deve ser efetuado até 30 dias após a inscrição.
  • Caso a turma não esteja disponível, o curso já se encontra preenchido, pelo que o aluno deverá retroceder para a fase de seleção dos cursos e escolher novas opções.

 Para mais informações sobre os programas, podem consultar o link:

Cursos Intensivos 2023/2024 |1.º Semestre | Programa

Cada curso intensivo terá um total de 20 vagas. Dado que o número de vagas é limitado e há cursos com uma elevada procura, irá existir uma lista de suplentes para evitar que fiquem vagas por preencher na eventualidade de haver desistências. No caso dos alunos que se inscreverem dentro do prazo estipulado, é obrigatório que o pedido de desistência seja comunicado até uma semana antes da realização do curso para que possamos atribuir essa vaga a um dos alunos na lista de suplentes. Os pedidos de desistência só serão considerados se forem submetidos antes do curso se realizar e não durante ou depois.

Em relação aos pedidos de substituição de unidades curriculares optativas importa esclarecer que:

  1. Só é permitido solicitar a substituição de uma UC optativa cuja nota ainda não tenha sido lançada e na qual estejam inscritos:

– Para evitar que a nota seja lançada sugerimos que coloquem a UC optativa no Método B no momento da inscrição no início do semestre;

  1. Não é permitido solicitar a substituição de uma UC optativa à qual tenham feito exame e não tenham sido aprovados;
  2. Podem solicitar a substituição de uma UC optativa com cursos intensivos realizados em anos anteriores;
  3. Só podem solicitar a substituição de uma UC optativa depois das notas dos cursos intensivos terem sido lançadas e cada curso só pode ser utilizado uma vez para efeitos de substituição;
  4. No caso dos alunos do MDPJ são necessários 3 cursos intensivos (9 ECTS) para solicitarem a substituição.