Erasmus – Cursos Intensivos

Caros Alunos,
Vimos informar que as inscrições para os cursos intensivos do 2.º semestre do ano letivo 2020/2021 irão decorrer entre o dia 01 de Fevereiro, às 09h00m, e o dia 05 de Fevereiro, às 23h59m. O processo de inscrição será semelhante ao do 1.º semestre, ficando os alunos inscritos em tempo real nos cursos intensivos aos quais que se inscreverem.
 
Neste sentido, os alunos deverão proceder da seguinte forma:
 
ALUNOS QUE SE ESTÃO A INSCREVER PELA PRIMEIRA VEZ:
 
1)      Proceder à candidatura e submeter;
2)      No portal do aluno proceder à inscrição, em “processo de inscrição”;
3)      Selecionar os cursos (no máximo 2 cursos intensivos – 6ECTS);
4)      Selecionar a turma;
5)      Concluir a inscrição.
 
ALUNOS JÁ MATRICULADOS NO CURSO LIVRE EM CURSOS INTENSIVOS (8000):
 
No caso dos alunos que já estão matriculados no Curso Livre em Cursos Intensivos (8000), não precisam de se candidatar novamente. Devem apenas inscrever-se nos dois cursos (6 ECTS) que pretendem frequentar neste semestre:
 
1)      No portal do aluno proceder à inscrição, em “processo de inscrição”;
2)      Selecionar os cursos (no máximo 2 cursos intensivos – 6ECTS);
3)      Selecionar a turma;
4)      Concluir a inscrição.
 
É obrigatório que após a seleção do(s) curso(s) intensivo(s), selecionem a Turma TA. Se não selecionarem a turma, a inscrição não é considerada válida. No caso dos alunos que se estão a matricular pela primeira vez  devem Guardar os cursos intensivos escolhidos e selecionar Continuar. No campo seguinte devem selecionar a turma e finalizar a inscrição. No caso dos alunos que já estão matriculados, devem escolher a turma à semelhança do que fazem quando escolhem as turmas para as disciplinas regulares. No final, devem consultar o vosso plano curricular para confirmar que ficaram corretamente inscritos.
 
Importante:
·         Alunos com dívidas não conseguirão inscrever-se;
·         A inscrição, após terminado o processo, está finalizada;
·         Finalizada a inscrição é gerada a propina referente ao número de cursos nos quais se inscreveram;
·         Caso a turma não esteja disponível, o curso já se encontra preenchido, pelo que o aluno deverá retroceder para a fase de seleção dos cursos e escolher novas opções;
·         Findo o processo de inscrição é gerada a propina de acordo com o número de cursos intensivos a que o aluno se inscreveu.
 
Informamos ainda que cada curso intensivo irá ter um limite de 18 vagas. Em anexo segue a lista de cursos intensivos disponíveis e a respetiva calendarização. Esta lista é provisória e é possível que venham a ser abertos mais cursos. Se assim for, serão devidamente informados. Para mais informações sobre os programas, podem consultar o link:
 
 
Em relação às vagas, uma vez que existem apenas 18 e há cursos com elevada procura, este semestre vamos criar listas de espera para evitar que fiquem vagas por atribuir na eventualidade de haver desistências. No caso dos alunos que se inscreverem dentro do prazo estipulado, é obrigatório que o pedido de desistência seja comunicado até uma semana antes da realização do curso para que possamos atribuir essa vaga a um dos alunos na lista de espera. Os pedidos de desistência e reembolso da respetiva taxa de inscrição só serão considerados se forem submetidos antes do curso se realizar e não durante ou depois.
 
Em relação aos pedidos de substituição de unidades curriculares optativas importa esclarecer que:
 
1.       Só é permitido solicitar a substituição de uma UC optativa cuja nota ainda não tenha sido lançada e na qual estejam inscritos:
– Para evitar que a nota seja lançada sugerimos que coloquem a UC optativa no Método B no momento da inscrição no início do semestre;
2.       Não é permitido solicitar a substituição de uma UC optativa à qual tenham feito exame e não foram aprovados;
3.       Podem solicitar a substituição de uma UC optativa com cursos intensivos realizados em anos anteriores;
4.       Só podem solicitar a substituição de uma UC optativa depois das notas dos cursos intensivos terem sido lançadas e cada curso só pode ser utilizado uma vez para efeitos de substituição;
5.       No caso dos alunos do MDPJ são necessários 3 cursos intensivos (9 ECTS)para solicitarem a substituição.

Cursos Intensivos 2020-2021 – Calendarização – 2º Semestre


Comments are closed.

X