Programa de Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade (PD-FCTAS)

Este ciclo de estudos, com o n.º de processo NCE/12/01801, foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em 12 de dezembro de 2013, por um período de 6 anos, e registado pela Direção-Geral do Ensino Superior em 13 de janeiro de 2014, com o n.º R/A-Cr 152/2013.

Doutoramento em associação: Curso ministrado em conjunto com a Faculdade de Belas-Artes, Faculdade de Ciências, Faculdade de Direito, Faculdade de Letras, Instituto de Ciências Sociais e Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa

 

http://phd-fctas.campus.ciencias.ulisboa.pt/

 

HISTÓRIA

Com início no ano lectivo 2014-2015, o Programa de Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade conta com a participação de um corpo docente altamente especializado em diferentes áreas. Este programa, dirigido primeiramente pela Professora Doutora Olga Pombo, tem como diretora a Professora Doutora Maria Fernanda Palma.

OBJETIVOS

O Programa de Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade tem por base a necessidade, hoje amplamente reconhecida, de clarificar os horizontes metafísicos que suportam muitos dos atuais programas de investigação tanto nas ciências naturais, como nas ciências formais e nas ciências humanas. O Programa procura ainda compreender os impactos da cultura científica e tecnológica no mundo contemporâneo (equilíbrios ecológicos, práticas clínicas, experiências políticas ou experimentações estéticas).

O Programa tem por objetivo compreender a natureza, alcance e limites do conhecimento científico à luz dos seus mais icónicos resultados (materiais e ideais). São esses factos do conhecimento verdadeiro que convocam as grandes tradições da filosofia da ciência contemporânea, desde os modelos mais formalizados – que explicam a ciência pela análise dos seus procedimentos lógicos – às aproximações fenomenológicas, orientadas para a descrição das formas de consciência científica, incluindo as ciências cognitivas. Em paralelo, graças à colaboração de especialistas das áreas jurídica, biomédica, sociológica, tecnológica e artística, o Programa procura pensar dimensões não diretamente cognitivas da ciência – como as que dizem respeito aos modos de existência das comunidades científicas, ou às formas de racionalidade em contextos de argumentação processual ou de diálogo clínico – e, simetricamente, dimensões cognitivas das artes e das tecnologias, onde a verdade se materializa em artefactos e em instrumentos.

O Programa visa a formação de especialistas em Filosofia da Ciência que venham a contribuir, tanto no plano teórico, como técnico ou artístico, para o desenvolvimento das várias formas de conhecimento científico, assim como para o aprofundamento da consciência crítica acerca dos efeitos da ciência e da tecnologia sobre a nossa condição de humanos sempre inacabados.



ACESSO


PLANO DE ESTUDOS


CALENDÁRIO e HORÁRIOS


PROPINAS E TAXAS


AVALIAÇÃO


CREDITAÇÕES/ EQUIVALÊNCIAS


Prémio

ESPECIALIDADES

. Arte e Ciência;
. Bioética;
. Ciência e Sociedade;
. Filosofia da Tecnologia;
. Lógica e Filosofia da Ciência.

COMISSÃO CIENTÍFICA

Diretora do Programa:
Professora Doutora Maria Fernanda dos Santos Martins da Palma Pereira
(Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa)

Membros:
Professora Doutora Ana Nunes de Almeida
(Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)
Professora Doutora Cristina de Sousa Azevedo Tavares
(Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)
Professor Doutor Jorge Miguel Luz Marques da Silva
(Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
Professor Doutor José Luís de Oliveira Garcia
(Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)
Professora Doutora Maria João Monteiro Brilhante
(Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Professor Doutor Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos
(Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa & Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Professora Doutora Olga Maria Pombo Martins
(Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa & Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
Professor Doutor Paulo Sousa Mendes
(Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa)
Professor Doutor Rodrigo Ventura
(Instituto de Sistemas e Robótica, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa)

 

ASSESSORIA CIENTÍFICA DA COORDENAÇÃO E SECRETARIADO DO PROGRAMA

Mestre Sónia Reis (soniareis@fd.ulisboa.pt) e Mestre Vanessa Pelerigo (vanessa.pelerigo@fd.ulisboa.pt) / (vanessa@vanessapelerigo.com​)

 

 

Regulamento do Mestrado e do Doutoramento (a partir de 2018/2019) da FDUL

Alteração (estrutura curricular e plano de estudos) – Despacho n.º 11706/2016

Criação – Despacho n.º 2605/2015 


Eventos

novembro, 2020

X