DESPORTO NA FDUL

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, por meio da AAFDL – Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, concluiu uma boa época desportiva universitária no ano letivo de 2018/2019. Ao todo foram sete modalidades: Andebol (masculino e feminino), Basquetebol (masculino e feminino), Esgrima, Futebol (masculino), Futsal (masculino e feminino), Natação e Voleibol (feminino).

 

Cerca de 140 alunos atletas vestiram as cores da FDUL e representaram a Instituição no Campeonato Universitário de Lisboa, da Primeira e Segunda divisões, organizado pela ADESL – Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa e no Campeonato Nacional Universitário, realizado pela FADU – Federação Académica do Desporto Universitário.

 

O Vogal de Desporto da atual gestão da AAFDL, Miguel Máximo, antevê uma próxima época desportiva universitária de sucesso: “O Desporto é extremamente importante para a vida de qualquer estudante universitário. É vital a prática de um estilo de vida saudável e equilibrado e o Desporto surge como fulcral para um “corpo são, mente sã” e uma oportunidade para os jovens se manterem ativos, pois a verdade é que muitos não voltam a praticar desporto após a conclusão da faculdade. O que sucede é que todos os anos chegam à faculdade novos estudantes, grande parte de fora de Lisboa. Por vezes, estes estudantes sentem-se pouco integrados.

 

Com efeito, um dos principais objetivos da AAFDL é apostar no Desporto como meio de integração dos mesmos (bem como de estudantes de Erasmus), permitindo aos estudantes a prática desportiva, em equipas que competem em campeonatos universitários, conferindo-se também um cunho de competitividade às mesmas. Fomenta-se a integração, compromisso, espírito competitivo e criam-se amizades duradouras. Este objetivo liga-se a outras metas, como aumentar o número de atletas a representar as variadas equipas da AAFDL, demonstrando a nossa força enquanto faculdade.

 

Por fim, pretende-se apostar também numa progressiva profissionalização do Desporto Universitário, um pouco na linha do que é feito nos Estados Unidos, unindo-se esforços para a concretização do estatuto de estudante-atleta, estatuto que poderá fazer toda a diferença na vida de bastantes estudantes-atletas.”

 

Mais informações sobre as modalidades, ingressos nas equipas e horário de treinos no link.

X