Nota de pesar | Professor Doutor Pedro Soares Martinez (1925-2021)

Vimos pelo presente informar a comunidade académica que faleceu hoje o Exmo. Senhor Professor Pedro Soares Martinez, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

O Professor Pedro Soares Martinez obteve o Doutoramento em Ciências Político-Económicas, em 1953, com a tese Da Personalidade Tributária, destacando-se de entre a sua vastíssima obra os compêndios de Direito Fiscal, Economia Política, História Diplomática de Portugal e Filosofia do Direito.

Professor catedrático desde 1958, lecionou todas as disciplinas do Grupo de Ciências Jurídico-Económicas, do qual foi Decano. Foi diretor da Faculdade (1971-1974) e seu Professor Decano.

Foi Procurador à Câmara Corporativa e Ministro da Saúde e Assistência, tendo exercido também relevante atividade profissional como jurisconsulto.

O Professor Pedro Soares Martinez lecionou cursos de Mestrado e Doutoramento até ao passado ano letivo, num singular exemplo de dedicação à Escola e à vida académica.

A Faculdade exprime a seu Filho, Professor Pedro Romano Martinez, Neto, Dr. Pedro Camanho Martinez e demais Família do Professor Pedro Soares Martinez o seu profundo pesar pelo falecimento deste Mestre insigne a quem tanto deve.

O velório será realizado amanhã, dia 13 de abril, a partir das 17h00 na Basílica da Estrela. A missa de corpo presente terá lugar no mesmo lugar na quarta-feira, dia 14 de abril, às 14h30.

Lisboa, 12 de abril de 2021