ULisboa em 1.º lugar nos rankings “SCIMAGO Research 2015” e “Center for World University Rankings”

A Universidade de Lisboa (ULisboa) ocupa o primeiro lugar entre as universidades portuguesas nos rankings “SCIMAGO Research 2015” e “Center For World University Rankings” (CWUR).
Entre 5055 instituições de ensino superior mundiais avaliadas pelo SCIMAGO Research 2015, a ULisboa encontra-se na 113.ª posição, significando isto que, desde 2013, a Universidade de Lisboa já subiu 26 lugares no ranking mundial de investigação.

Acresce ainda que restringindo a avaliação apenas às universidades mundiais, a ULisboa também viu a sua posição progredir, ocupando agora o 92.º lugar, quando em 2014 se encontrava no 99.º.
Face às suas congéneres nacionais, a Universidade de Lisboa encontra-se 84 posições acima da instituição de ensino superior portuguesa posicionada em 2.º lugar.

A avaliação do SCIMAGO Research assenta em nove indicadores que possibilitam a avaliação das instituições de ensino superior em critérios como: output (número de publicações na SCOPUS), colaboração internacional, fator de impacto (normalizado), fator de qualidade das publicações, índice de especialização, rácio de excelência, liderança científica, excelência das publicações e excelência na liderança.

ULisboa no primeiro lugar do Center For World University Rankings

A lista elaborada pela CWUR – com sede na Arábia Saudita e que realiza este ranking desde 2012 – também posiciona a ULisboa no primeiro lugar entre as outras universidades portuguesas e no 257.º lugar no ranking mundial, num universo de 1000 universidades.

A metodologia adotada pelo CWUR tem por base diversos critérios de análise, como por exemplo a qualidade do ensino, expressa no número de antigos alunos que tenham sido reconhecidos com prémios de âmbito mundial e que ocupem o lugar de CEO em multinacionais, a qualidade da Faculdade, o número de publicações científicas publicadas em revistas especializadas e de patentes registadas, bem como o impacto da investigação científica através da quantificação do número de trabalhos mais citados.