Gabinete Erasmus e de Relações Internacionais

Mobilidade

A FDUL incentiva a sua comunidade académica e científica a realizar períodos de estudo e de ensino no estrangeiro, como forma de enriquecer os curricula, de adquirir conhecimentos complementares na área e ciclos de estudo, assim como facilitar a integração dos alunos no mercado de trabalho, permitindo, deste modo, à Faculdade melhorar a sua oferta formativa e científica. A experiência de um período de estudo ou de ensino no estrangeiro permite ainda conhecer e aprofundar conhecimentos de outras línguas e culturas.
Anualmente o GERI procura aumentar e melhorar a sua lista de parceiros, quer através da avaliação das suas parcerias, quer através do estabelecimento de novos acordos, procurando-se alargar a mobilidade com parceiros de outros continentes.

À mobilidade de alunos, seja no âmbito do Programa Erasmus +, seja ao abrigo de acordos de cooperação, os programas seguem as mesmas regras, quer para a mobilidade outgoing, quer para a mobilidade incoming.

No caso das missões de ensino, a FDUL incentiva a mobilidade de docentes, como forma de enriquecimento profissional, académico e científico. Estas missões, sendo realizadas no âmbito de acordos de colaboração, devem seguir os requisitos estabelecidos entre os parceiros. Nas missões de ensino, realizadas ao abrigo do programa Erasmus+, havendo possibilidade de atribuição de bolsa, os docentes da FDUL devem contactar o GERI relativamente aos procedimentos de candidatura. Os Docentes que tenham interesse em visitar a FDUL para missões de ensino, devem igualmente contactar o GERI, não só para as formalidades exigidas pelos acordos e programas de mobilidade, como também para apoio no contacto com docentes da FDUL.

A mobilidade de colaboradores, ao nível dos serviços, está normalmente assente em projetos desenvolvidos conjuntamente com parceiros internacionais. No entanto, a FDUl incentiva os seus colaboradores a participar em missões de formação em contexto de trabalho ao abrigo do Programa Erasmus+, cujo programa de bolsas é gerido diretamente pela Reitoria, mas cujas candidaturas devem passar pelo GERI para validação.

Parceiros

Mapa-Internacionalizacao-Varios-Cores

Outgoing

icon_outoging

Incoming

icon_incoming

Docentes

icon_docentes
X