Serviço Voluntário Europeu (SVE)

A FDUL divulga o programa Serviço Voluntário Europeu que, por sua vez, é um ramo do programa Erasmus+.

 

O que é o Serviço Voluntário Europeu (SVE)?

O Serviço Voluntário Europeu faz parte do programa Erasmus +, financiado pela Comissão Europeia, que permite aos jovens fazer voluntariado por um período de  1 a 12 meses num país que não o seu país de residência.

Este serviço promove a solidariedade entre os jovens e é um verdadeiro “serviço de aprendizagem”. Para além de trazer benefícios para as comunidades locais, os voluntários adquirem novas competências e aprendem novas línguas, para além de descobrirem outras culturas.

Os princípios e práticas de aprendizagem não formal devem estar presentes ao longo de todo o projeto.

Um projeto do SVE pode ter incidência em áreas bastante variadas, tais como, cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, proteção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, etc. Estão excluídas intervenções de alto risco em situações de imediato pós-crise (por exemplo, ajuda humanitária, assistência imediata em caso de catástrofe, etc.).

 

Qual o objetivo do SVE?

O objetivo do Serviço Voluntário Europeu (SVE) é desenvolver a solidariedade e promover uma cidadania ativa, bem como um entendimento mútuo entre os jovens.

 

Quem pode participar?

Podem participar os jovens com idades compreendidas entre 17 e 30 anos com residência legal no País da organização de envio. Os voluntários são selecionados independentemente da sua origem ou contexto.

 

Quais os custos?

O SVE é financiado pela Comissão Europeia, sendo garantido o seguinte:

– Viagem entre o local de residência e o local do projeto (ida e volta)

– Vistos e vacinação (sempre que necessário)

– Seguro

– Formação

– Apoio linguístico

– Apoio Pessoal

– Transporte local

– Subsídio mensal (de acordo com o custo de vida no país onde decorre a atividade)

Acreditamos que esta é uma excelente oportunidade de valorização pessoal e profissional dos jovens, uma vez que lhes permite ganhar competências tanto a nível pessoal, como profissional.

Mais informações. 


Comments are closed.

X