ELEGIBILIDADE
• O docente deve ter um contrato para docência com a FDUL, independentemente da tipologia e da duração.
• Nos casos de mobilidade Erasmus+ deverá ser dada prioridade aos docentes que nunca participaram no programa.
• Para obter o financiamento da bolsa Erasmus+ é exigido que o país de origem ou o país de acolhimento seja um Estado-Membro da União Europeia.
• O docente poderá efetuar a mobilidade ao abrigo de protocolo, mas neste caso não beneficiará do financiamento da bolsa Erasmus+.
Antes de formalizar a sua candidatura, o docente deverá entrar em contacto com uma das instituições parceiras da FDUL e propor a realização de período de mobilidade para ensino. Algumas instituições de ensino fixam prazos internos para a formalização da intenção de realizar mobilidade para o ano letivo seguinte.
Concordando a instituição de acolhimento com o período de mobilidade, deverá a mesma emitir uma carta-convite confirmando a aceitação do intercâmbio. Posto isto, o docente poderá formalizar a sua candidatura junto do GERI.
CANDIDATURAS
Os docentes podem candidatar-se a todo o momento ao programa Erasmus+, bastando apresentar a sua candidatura junto do GERI.
• Os docentes interessados no programa de mobilidade Erasmus+ deverão preencher e entregar os seguintes documentos:
– Ficha de docente devidamente assinada;
– Cópia do documento de identificação;
– Cópia do cartão de contribuinte;
– Comprovativo de NIB/IBAN;
– Programa de trabalho para a missão de ensino, com a descrição das atividades de ensino a realizar durante a mobilidade, assinado pelas três partes (Docente, Instituição de Ensino Superior de origem e Instituição de Ensino Superior de acolhimento);
– Carta-convite da instituição que irá receber o docente;
– Documento comprovativo do valor real da viagem (fatura/recibo) – a falta deste comprovativo implica a devolução total da bolsa.
• A mobilidade através protocolo não obriga a candidatura. Os docentes devem planear a mobilidade diretamente com a instituição de destino e reportar ao GERI a realização do intercâmbio e entregar a cópia do plano de estudos selecionado.
• Atividades elegíveis: docência, job shadowing, reuniões com docentes da instituição de ensino de destino.