Novo site da FDUL | Passado – Presente – Futuro

Foi com um espírito renovador, sob o lema “Passado – Presente – Futuro”, que no dia 6 de março se realizou a cerimónia de apresentação do novo site da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), do recém-criado Portal de Emprego, que estará brevemente online, e da nova linha editorial da FDUL, “Publicações FDUL – Lisbon Law Editions (LLE)”, projetos do passado que beneficiam agora de um upgrade que permitirá à FDUL encarar os desafios do futuro.

A cerimónia de abertura contou com a participação do Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor Eduardo Pereira, do Diretor da FDUL, Prof. Doutor Duarte Pinheiro, do Presidente da Associação de Antigos Alunos da FDUL (AAAFDL), Dr. Bruno Maia, e do Presidente da Associação Académica da FDUL (AAFDL), Sr. Pedro Gonçalves.

Na intervenção inaugural, o Prof. Doutor Jorge Duarte Pinheiro referiu-se a esta iniciativa como sendo um «momento que assinala o refrescar da imagem da Faculdade», acentuando a ideia de que a FDUL «vive no século XXI, tem direito ao futuro e continua diariamente a dar passos nesse sentido». Sublinhou ainda a responsabilidade e a importância de manter o prestígio da Instituição num padrão elevado, afirmando que neste capítulo a FDUL se tem continuado a afirmar consistentemente «para lá do contexto nacional, surgindo em rankings internacionais», sendo por isso crucial o investimento contínuo na modernização da imagem da Faculdade.

A sessão prosseguiu com a apresentação do novo site, pela docente e chefe de gabinete do diretor, Dr.ª Heloísa Oliveira, que partilhou com os presentes as diretrizes que presidiram a estas mudanças, frisando que a «preocupação base na realização do novo site era este ser um espelho dos objetivos estratégicos da Faculdade», com um pendor internacional, feito na perspetiva do utilizador, com informação disponível de forma mais simples, esteticamente mais agradável e com mais conteúdo útil.

Portal de Emprego: “um portal onde o futuro espera por ti”

Nesta mesma cerimónia foi dado a conhecer um novo portal dedicado ao emprego, que estará brevemente disponível através do site da FDUL. Neste sítio será possível encontrar ofertas de emprego, materiais formativos, informação sobre feiras de emprego e ações de formação, ou sugestões e meios auxiliares à realização de um currículo. O responsável pelo Gabinete de Saídas Profissionais (GSP), Prof. Doutor Rui Pinto, explicou que o novo portal será determinante para o aumento gradual de colocações no mercado de trabalho de alunos recém-licenciados. Este portal estará disponível a todos os alunos da FDUL e durante os cinco anos subsequentes à data de conclusão da licenciatura.

Publicações FDUL – Lisbon Law Editions (LLE)

O derradeiro ato desta cerimónia consistiu na apresentação das “Publicações FDUL – Lisbon Law Editions (LLE)”. A este propósito, o Presidente da AAFDL, Sr. Pedro Gonçalves, explicou que “a editora da AAFDL é uma das maiores a nível nacional, tendo promovido e editado algumas teses», todavia, parte substancial dessas edições «não têm a viabilidade económica necessária, logo, a ajuda da FDUL será essencial». Este contributo será prestado através da nova linha editorial LLE «destinada a publicar teses, monografias de investigação, mas poderá abarcar outras publicações», explicou o Prof. Doutor Jorge Duarte Pinheiro. Para além disso, a FDUL adquirirá 25 por cento das teses editadas, promovendo a sua divulgação por diversas entidades.

Também o Presidente da AAAFDL, Dr. Bruno Maia salientou a importância deste projeto, referindo que a maior aspiração dos associados seria transformar o mercado das publicações, conferindo-lhe um cariz sem pretensões comerciais somente focado em avaliar «o mérito e contributo para o desenvolvimento da ciência jurídica».


Comments are closed.

X