Participação da FDUL no European Law Moot Court

A equipa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa representou a República Portuguesa nas Rondas Regionais do European Law Moot Court que tiveram lugar em Atenas entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março de 2019.

Após submeter as alegações escritas, a equipa da FDUL qualificou-se para a segunda fase onde defrontou as equipas da Universidade de Cambridge e da Universidade de Maastricht. Apesar das excelentes prestações orais em Atenas, a equipa não se qualificou para a Ronda Final (apenas uma equipa por final Regional qualifica-se para esta terceira fase – essa equipa foi a Universidade de Viena). Durante estas rondas orais a equipa foi avaliada por assessores do TJUE (référendaires) assim como por membros do serviço jurídico da Comissão Europeia.

A equipa da FDUL era composta pelos alunos Flávia Cabaço, Gastão Lorena de Sèves, Rodrigo Gonçalves, e Tomás Avelar, bem como pelos treinadores Professor Doutor Rui Tavares Lanceiro, Mestre Tiago Fidalgo de Freitas, Mestre Miguel Mota Delgado e Drs. Afonso Brás e Gonçalo Fabião.

O European Law Moot Court é a principal competição do mundo de Moot Courts de Direito da União Europeia. A competição divide-se em três fases: Fase Escrita, Ronda Regional (quatro Rondas, em quatro cidades diferentes) e Ronda Final (esta última tem lugar no Tribunal de Justiça da União Europeia no Luxemburgo, sendo julgada por membros desta instituição, Juízes e Advogados Gerais).