Participação da FDUL no European Law Moot Court

A equipa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa representou a República Portuguesa nas Rondas Regionais do European Law Moot Court que tiveram lugar em Leiden entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020.

Após submeter as alegações escritas, a equipa da FDUL qualificou-se para a segunda fase onde defrontou as equipas da Universidade de Lausanne, Universidade de Viena, Universidade de Helsínquia, Universidade de Gante, King’s College, entre outras. Durante estas rondas orais a equipa foi avaliada por académicos ao mais alto nível especializados em Direito da União Europeia. Apesar das excelentes prestações orais em Leiden, a equipa não se qualificou para a Ronda Final (apenas uma equipa por final Regional é qualificada para esta terceira fase – essa equipa foi a Universidade de Viena).

A equipa da FDUL era composta pelos alunos Miguel Santos, Pedro Fernandes, Rita Ferreira e Rodrigo David, e foi treinada pelo Professor Doutor Rui Tavares Lanceiro e pela Dr.ª Ana Sofia Rolim.

O European Law Moot Court é a principal competição do mundo de Moot Courts de Direito da União Europeia. A competição divide-se em três fases: Fase Escrita, Ronda Regional (quatro Rondas, em quatro cidades diferentes) e Ronda Final (esta última tem lugar no Tribunal de Justiça da União Europeia no Luxemburgo, sendo julgada por membros desta instituição, Juízes e Advogados Gerais).

Em 2018, a equipa da FDUL chegou à Final da competição, tendo ficado em segundo lugar.