Participação da equipa da FDUL no “Rome Model United Nations”

A delegação da Faculdade de Direito de Lisboa competiu, na passada semana, numa das maiores simulações das Nações Unidas da Europa (Rome Model United Nations – RomeMUN) que envolve a participação de cerca de 1500 pessoas com mais de 100 nacionalidades diferentes.

Neste tipo de evento, os alunos simulam o processo decisório para aprovação de resoluções nos diversos “committees” da ONU. Foi alocado a cada dupla de alunos um país que determinou qual seria sua política externa, sendo necessário trabalhar, para além dos diferentes conhecimentos de Direito e Política Internacional, a habilidade de negociação, trabalho de equipa e oratória.

A delegação portuguesa, que trabalhou durante 2 meses para se preparar para este evento, volta para casa com 5 prémios. Tendo em conta este sucesso, a delegação foi convidada para participar no próximo ano nas simulações das Nações Unidas de Londres, Moscovo e Estocolmo. As alunas Inês Fevereiro e Beatriz Ferreira receberam “Honourable Mention as Morocco in ECOSOC”, os alunos António Baltazar Mendes e Maria Ana Bau receberam “Best Position Paper as Myanmar in CCPCJ”, os alunos João Moreira da Silva e Madalena Xavier receberam “Best Delegation as Tunisia in UNHRC”, os alunos Afonso Massapina e João Martos Gonçalves receberam “Best Delegation as Ecuador in UNESCO” e as alunas Margarida Vidal Sampaio e Nicole Esposito receberam “Best Delegation as USSR in DISEC Historical Committee”. A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa volta a brilhar nos eventos internacionais.

A equipa da nossa Faculdade incluía os alunos Afonso Massapina, Maria Ana Bau, António Baltazar Mendes, Beatriz Ferreira, Beatriz Guimarães, Bruna Lopes Dias Santos, Isabelle Carvalho, Dinis Ka Chon Chan, Filipa Silva, Inês Fevereiro, João Martos Gonçalves, João Moreira da Silva, João Sawaya, Leonor Ruano, Madalena Xavier, Margarida Vidal Sampaio, Mariana Faden, Nadia Zatic, Tomé Baptista Cardoso, Ursula Mondl, Yasmin Siebra e teve como promotores e treinadores Lucas Espindola, Filipe Gomes e Nicole Esposito.