Nova oferta formativa |Mestrado e Doutoramento 2016-2017

P1A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa oferece novos cursos de mestrado e de doutoramento que permite a especialização e a formação avançada para o aprofundamento da Ciência do Direito.

Porquê a FDUL

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com mais de 100 anos de história, é uma das Escolas mais dinâmicas e prestigiadas do País. A qualidade do ensino é comprovada pelo êxito e empregabilidade dos seus estudantes, especialistas de reconhecido mérito profissional e personalidades do panorama jurídico, económico, literário, entre muitos outros, tanto a nível nacional como internacional.

Escolher a Faculdade de Direito é escolher qualidade de ensino, mérito reconhecido e uma preparação académica inovadora.

Os novos cursos de mestrado e de doutoramento em Direito, recentemente acreditados, serão implementados no próximo ano letivo.

Os cursos de mestrado apresentam duas vertentes diferenciadas. O mestrado em Direito e Prática Jurídica encontra-se direcionado para o exercício de profissões jurídicas, sendo o mestrado em Direito e Ciência Jurídica vocacionado para a investigação científica.

A estes acrescem dois cursos internacionais, nomeadamente o Erasmus Mundus Joint Master Degree – European Legal Practice e o LL.M. Loyola Lisboa.

A FDUL proporciona ainda um inovador curso de Mestrado em Interioridade e Relações Transfronteiriças.

Novo Ciclo de Estudos de Mestrado em Direito e Prática Jurídica

Em que consiste
O Novo Ciclo de Estudos de Mestrado em Direito e Prática Jurídica visa complementar os conhecimentos obtidos na Licenciatura. É composto por um Curso de Especialização, com a duração de um ano letivo, e pela fase de preparação da Dissertação de Mestrado, com a duração de um semestre, num total de 90 créditos (ECTS).
Conteúdo
O Curso de Especialização implica a frequência de 9 disciplinas semestrais, incluindo Introdução à Metodologia de Investigação Científica, selecionadas de entre um grupo muito variado e inovador, no âmbito da Especialidade pretendida.
Na segunda fase, o mestrando elabora e apresenta uma dissertação original, com a orientação de um Doutor em Direito. A Dissertação de Mestrado pode ser substituída por um Relatório de Estágio, com vista à aproximação ao universo profissional, dentro dos Protocolos institucionais e vagas existentes para o efeito.
A quem se destina
Licenciados, que pretendam complementar as respetivas habilitações com uma formação complementar, destinada ao exercício de profissões jurídicas.
Saídas profissionais
Este curso proporciona aos mestrandos conhecimentos sólidos, que lhes permitem a aplicação prática do Direito no exercício de profissões jurídicas como a advocacia, a magistratura judicial e do
Ministério Público, a consultoria jurídica, a diplomacia e as carreiras em organizações europeias e internacionais, entre outras.

Novo Ciclo de Estudos de Mestrado em Direito e Ciência Jurídica

Em que consiste
O Novo Ciclo de Estudos de Mestrado em Direito e Ciência Jurídica tem como objetivo o aprofundamento e a consolidação do conhecimento especializado e a capacidade de criação e inovação.
O Ciclo de Estudos é composto por um Curso de Especialização e pela fase de preparação da Dissertação de Mestrado, com a duração de um ano letivo cada, com um total de 120 créditos (ECTS).
Conteúdos
O Curso de Especialização implica a frequência de 3 disciplinas anuais, escolhidas de um vasto e inovador leque, e Introdução à Metodologia de Investigação Científica (semestral).
Os Seminários são orientados por Professores de reconhecimento mérito da Faculdade de Direito. Podem ainda ser realizados por Especialistas da área, mediante convite dos Professores.
A avaliação dos mestrandos assenta essencialmente em exposições orais e relatórios escritos.
Na segunda fase, o mestrando elabora e apresenta uma dissertação original,
com a orientação de um Doutor em Direito.
A quem se destina
Licenciados em Direito com nota média igual ou superior a 14 valores, ou equivalente (escala de 0-20 valores), que pretendam desenvolver a investigação na Ciência do Direito e o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e de trabalho autónomos.

Erasmus Mundus Joint Master Degree – European Legal Practice

O European Legal Pratice é uma iniciativa de três das melhores Faculdades de Direito da Europa – a Juristische Fakultät da Leibniz Universität Hannover, a Faculté de Droit da Sciences Économiques et Gestion, Université de Rouen e a Faculdade de Direito de Lisboa.
Criado no âmbito do Erasmus Mundus, o programa permite aos alunos construir o seu próprio curriculum, de acordo com as suas preferências e objetivos.
Este curso conjuga diferentes línguas, culturas e abordagens académicas num grau reconhecido internacionalmente, preparando os alunos para o mercado de trabalho global.
É previsto o estudo em mais do que uma universidade, de diferentes Estados, sendo o grau reconhecido em três países (França, Alemanha e Portugal).
Esta é a opção certa para quem ambiciona trabalhar em instituições europeias, organizações internacionais, empresas transnacionais ou noutras entidades europeias ou internacionais.
LL.M. LOYOLA LISBOA
Este novo LL.M., cuja primeira edição terá início em 2016, é organizado pelas Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e de Loyola University. É a melhor opção para quem quer aprofundar os conhecimentos de Direito Americano e ter uma experiência internacional nos EUA.
Os nossos alunos terão a oportunidade de realizar um período de estudos em Nova Orleães, na College of Law da Loyola University, complementando a sua formação em áreas de Direito Internacional, Comércio Internacional e Direito Comparado.
Num mundo globalizado, esta é a escolha para uma preparação que possibilite o exercício profissional em entidades multinacionais.

Novo Ciclo de Estudos de Mestrado em Interioridade e Relações Transfronteiriças

Em que consiste
O Novo Ciclo de Estudos de Mestrado em Interioridade e Relações Transfronteiriças é oferecido pela Faculdade de Direito e pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sendo lecionado em Bragança.
É composto por um Curso de Especialização e pela fase de preparação da Dissertação de Mestrado, com a duração de um ano letivo cada, num total de 120 créditos ECTS.
Conteúdo
Caracteriza-se pela interdisciplinaridade (Direito, Ciências Sociais, Geografia Humana e Sociologia) e pelo enfoque na realidade geográfica do Interior e da localização Transfronteiriça, como fator de geração de fenómenos sociológicos e jurídicos que carecem de estudo, compreensão e sedimentação.
Na fase do Curso de Especialização o mestrando frequenta 12 disciplinas semestrais, 10 das quais obrigatórias (incluindo Introdução à Investigação Científica em Ciências Sociais e Introdução à Metodologia Jurídica) e 2 Seminários de Investigação temáticos, à escolha.
A Dissertação de Mestrado pode ser substituída por um Relatório de Estágio, com vista à aproximação à realidade de que trata e, bem assim, ao mundo profissional e ao estudo e investigação, levados à prática no enquadramento respetivo.
A quem se destina
Licenciados em Direito ou em outras áreas das Ciências Sociais.

Novo Ciclo de Estudos de Doutoramento em Direito

Em que consiste
O Novo Ciclo de Estudos de Doutoramento em Direito é composto por duas fases: um Curso de Doutoramento, com a duração de um ano letivo e a fase de preparação e entrega da tese de doutoramento, com a duração de três anos letivos e um total de 240 créditos (ECTS). A conclusão com sucesso deste ciclo de estudos confere o mais elevado grau académico da Ciência Jurídica: Doutor em Direito.
Conteúdo
São disponibilizadas onze Especialidades, com múltiplas opções, abrangendo todas as áreas jurídicas. O aprofundamento da especialização avançada conferida por este Ciclo de Estudos possibilita ao doutorando realizar trabalhos de investigação e contribuir para a construção da Ciência Jurídica, quer em temas clássicos e quotidianos, quer em temas inovadores.
O leque de opções de investigação e produção jurídica avançada abrange todas as áreas jurídicas, sobre as quais o doutorando pode, autonomamente, mas com a orientação de um Professor Doutor em Direito, desenvolver e apresentar os seus estudos, na Faculdade de Direito portuguesa com maior e mais diversificado número de Especialistas e Professores Doutores em Direito e de produção científica.
A quem se destina
Podem candidatar-se ao Doutoramento os mestres em Direito com 14 valores ou licenciados em Direito com 16 valores.

Mais sobre a FDUL

A Faculdade de Direito conta, para além de vários Centros de Investigação acreditados e reputados, com uma das mais importantes bibliotecas jurídicas nacionais, devido às suas valiosas coleções, em formato papel e digital, e gabinetes de trabalho, que podem ser utilizados por quaisquer interessados.
A nossa Faculdade conjuga critérios de elevada exigência e rigor académico com um ensino inovador e em constante evolução e adaptação.
Em todos os ciclos de estudos, uma parte das unidades curriculares é lecionada em inglês, contribuindo para uma melhor preparação curricular dos estudantes, muitos, aliás, de nacionalidade estrangeira.
Todas as disciplinas dos cursos de mestrado e de doutoramento são regidas por Doutores em Direito, podendo os regentes convidar Práticos do Direito para participar.

CANDIDATURAS*
1ª FASE: maio, junho e julho
2ª FASE: 2ª quinzena de agosto
* As datas exatas estão em www.fd.ulisboa.pt
Para mais informações: posgraduados@fd.ulisboa.pt


Comments are closed.

X