• Estudantes Erasmus visitantes | Incoming students: alunos das universidades parceiras com as quais a FDUL tem protocolo Erasmus e que estejam a frequentar um programa de intercâmbio na FDUL.

• Estudantes em Livre Trânsito Visitantes: alunos estrangeiros que frequentam na FDUL um programa de intercâmbio, provenientes de Universidades com as quais a Faculdade não tem protocolo Erasmus. Estes alunos gozam na FDUL do mesmo estatuto dos demais estudantes visitantes, não obstante, o aluno deverá pagar as propinas na FDUL pelo período letivo frequentado e/ou pelo número de cadeiras realizadas, em situação de igualdade com os estudantes da FDUL.

Estudantes internacionais, que pretendam frequentar um período de estudos na Faculdade de Direito devem contactar o gabinete responsável pelo intercâmbio de alunos na sua Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, este será o ponto de contacto para todas a questões formais e administrativas da mobilidade dos alunos.

Compete às Universidades parceiras selecionar os alunos que irão nomear para estudar na FDUL por um período letivo. A seleção é feita respeitando o número de vagas acordado.

A Instituição de Ensino Superior de origem, após seleção dos alunos a enviar, deve submeter ao GERI as nomeação dos alunos até:

• 30 de abril, para 1.º semestre e estadias de um ano letivo completo;
• 31 de outubro, para 2.º semestre.

As nomeações são feitas por email (erasmus@fd.ulisboa.pt) e devem conter: nome do aluno, data de nascimento, género, endereço de correio eletrónico, área de estudos e período de estadia.

Após a nomeação, os alunos incoming têm até dia 15 de junho (1.º semestre e ano letivo completo) e até dia 30 de novembro (2.º semestre) para efetuar a sua inscrição online. Simultaneamente com a candidatura online, os alunos de intercâmbio devem enviar o programa de estudos, assinado pelo estudante e pelo Coordenador dos intercâmbios da IES de origem.

Formalizadas as candidaturas, o GERI envia à Instituição de Ensino Superior de origem e ao aluno a carta de aceitação e programa de estudos assinados, finalizando o processo de candidatura da mobilidade.

X