Implementação do Programa de Eficiência Energética da União Europeia na FDUL foi um sucesso

Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba e principais players da área como a EDP e Galp realizaram um debate vivo sobre o papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal.

28 de janeiro de 2020 – Na passada quarta-feira, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) realizou no seu auditório uma Mesa Redonda subordinada ao tema “O papel da União Europeia na economia do ambiente em Portugal”, contando com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Dr. João Galamba, a nova diretora da FDUL, Professora Doutora Paula Vaz Freire, a Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR, Dra. Helena Pinheiro de Azevedo, o representante da Estratégia Corporativa da GALP, Engenheiro Diogo Almeida e o Diretor Adjunto de Sustentabilidade da EDP, Dr. Eduardo Moura.

Este projeto é positivo e evolutivo para a FDUL. Temos muito mais entusiasmo por estes processos quando conseguimos conciliar metas ambientais, defender emissões, e conjugá-las com ganhos económicos. O grande desafio é termos mais instituições aliadas e entusiasmadas com todo o processo”, sublinhou o Dr. João Galamba, Secretário de Estado Adjunto e da Energia.

A iniciativa surgiu no âmbito de uma candidatura feita pela FDUL ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR) em 2017, o qual faz parte integrante do Acordo de parceria celebrado entre Portugal e a União Europeia para o apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no período 2014-2020 – Portugal 2020. Segundo a Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR, os domínios da energia, do clima e do ambiente deverão continuar a ser prioritários para os apoios da União Europeia.

Quem olha do exterior provavelmente dirá que a FDUL é o protagonista menos provável desta transição energética e, no entanto, temos sido procurados por outras universidades para partilharmos a experiência que temos tido. Daqui por um ano gostaria de ter o bem-estar da nossa comunidade académica com maiores benefícios do que os que existem atualmente”, realça a Professora Doutora Paula Vaz Freire, Diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

O POSEUR dispõe de uma dotação global de 757 milhões de euros de Fundo de Coesão, destinada a apoiar projetos que contribuam para a transição energética, isto é, para a descarbonização da economia, de forma a mitigar as alterações climáticas. Esperamos que os projetos que estamos a apoiar na atualidade, como o da FDUL, tenham o maior sucesso e atinjam as metas de desempenho energético previstas, de modo a constituírem  bons exemplos para o futuro período de programação (2021-2027)”, explica a Dra. Helena Pinheiro de Azevedo, Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR.

O evento incluiu ainda uma visita guiada à Central Fotovoltaica instalada na cobertura da FDUL, correspondendo a um momento de convívio entre todos os convidados.

Fotografias do evento aqui.