FDUL, Escola Naval, Instituto Superior Técnico e Centro Nacional de Cibersegurança celebram protocolo de cooperação

No dia 2 de junho a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) celebrou um protocolo de cooperação com a Escola Naval (EN), representada pelo Comandante, Contra-Almirante Edgar Marcos de Bastos Ribeiro, com o Instituto Superior Técnico (IST), representado pelo seu Presidente, Prof. Doutor Arlindo Oliveira, e com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), representado pelo Diretor-Geral da Autoridade Nacional de Segurança, Vice-Almirante José Torres Sobral.

Com este protocolo as quatro entidades comprometem-se a envidar esforços no sentido de promover a cooperação académica e científica, através da realização de iniciativas de ensino e de projetos de investigação. Uma dessas iniciativas resulta na cooperação conjunta no âmbito do mestrado em “Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço”, associando-se agora o CNCS a este projeto.

Durante a cerimónia de celebração do protocolo, o Prof. Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto – que neste evento esteve em representação da FDUL – confirmou a importância deste compromisso, «num momento em que a Faculdade se encontra numa fase de grande expansão científica, [este protocolo] vem reforçar a interdisciplinaridade do ensino e reforçar laços com antigos parceiros da FDUL».

De igual forma, o Presidente do IST, Prof. Doutor Arlindo Oliveira, regozijou-se com a celebração do acordo, frisando a relevância que assume no dinamismo das instituições e na integração recíproca entre as várias disciplinas do conhecimento e do Direito, esperando que «a colaboração possa persistir, desenvolver e ter impacto».

Da formalização deste acordo resultarão «sinergias, que trazem valor acrescentado, não só aos formandos, mas também às empresas, que são as principais recetoras de alunos», conforme explicou o Contra-Almirante Edgar de Bastos Ribeiro, que viu a sua opinião secundada pelo Vice-Almirante José Torres Sobral, que reforçou a «pertinência da aposta na continuação da formação de novos quadros».

A cerimónia terminou com um Porto de Honra.