FDUL distinguida com a Ordem Militar de Sant’iago da Espada

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) vai ser distinguida por Sua Excelência o Senhor Presidente da República com a Ordem Militar de Sant’iago da Espada, numa cerimónia a realizar-se na próxima terça-feira, dia 14 de abril, no Palácio de Belém.

De acordo com o Diretor da FDUL, Prof. Doutor Jorge Duarte Pinheiro «trata-se de uma distinção de grande significado e que nunca foi atribuída a outra Faculdade de Direito, juntando-se assim a nossa escola, no âmbito da Universidade de Lisboa, ao Instituto Superior Técnico, ao Instituto Superior de Economia e Gestão e à Faculdade da Medicina».

Recorde-se que a Ordem Militar de Sant’iago da Espada foi fundada no ano de 1170, em Cáceres, pelo Rei D. Fernando II de Leão, tendo sido introduzida em Portugal, no ano de 1172 e na sequência do auxílio prestado ao Rei D. Afonso Henriques. Mais tarde, os estatutos da Ordem foram aprovados pelo Papa Inocêncio III, no IV Concílio de Latrão, em 1215, transformando-se assim, em ordem religiosa.

Com a implantação da República a Ordem de Sant’iago foi extinta, contudo, em 1 de dezembro de 1918, no mandato do Presidente Sidónio Pais, voltou a ser restabelecida, destinando-se desde então a premiar o mérito científico, literário e artístico.