FDUL disponibiliza “minor” em Estudos Jurídicos no âmbito da Licenciatura em Estudos Gerais

As Faculdades de Belas Artes, Ciências, Direito, Letras, Motricidade Humana, Psicologia, o Instituto de Ciências Sociais e Políticas e o Instituto Superior de Economia e Gestão estão a colaborar na realização de um ciclo de estudos denominado Estudos Gerais, que confere o grau de licenciatura.

Esta licenciatura, inovadora em Portugal, permite ao aluno selecionar as unidades curriculares que mais se ajustem às suas necessidades e interesses.
A possibilidade de estudar temas que em condições normais apenas poderiam ser abordados em cursos e Faculdades distintas, constitui a mais-valia desta licenciatura, permitindo uma combinação única entre artes, humanidades e ciências. Assim, a partir de agora o aluno pode cursar disciplinas das oito instituições envolvidas neste projeto, em matérias tão distintas como Línguas, Comunicação, Filosofia, História, Linguística, Literatura, Arqueologia, Arte, Cultura, Biologia, Bioquímica, Físico-Química, Matemática, Estatística, Expressão Plástica, Física, Geologia, Informática, Química, Economia e Gestão, Direito, Psicologia, Ciência Política ou Ciências da Motricidade.

Estrutura Geral

Os alunos deste curso podem combinar diferentes áreas de concentração de entre os 25 majors e 47 minors disponíveis, integrando na mesma licenciatura a maior parte das áreas das Artes, das Ciências e das Humanidades.

Também é possível frequentar a Licenciatura em Estudos Gerais sem optar por majors ou minors. Neste caso, os estudantes têm que satisfazer os requisitos do tronco comum (60 créditos), escolhendo posteriormente os outros 120 créditos sem restrições (a não ser as das eventuais precedências) entre todas as disciplinas a oferecer no curso.

+ INFORMAÇÕES

No tronco comum os alunos cumprem um requisito de língua estrangeira (variável), escolhem entre um leque de instrumentos, debatem grandes questões que interessam às artes, às humanidades e às ciências e estudam textos fundamentais para estes domínios.

Completado o tronco comum, o aluno frequenta outras disciplinas, por si seleccionadas, que, se quiser, pode organizar em torno de um leque vasto de áreas de concentração, formalmente referidas como majors e minors. O currículo de um major é constituído por uma lista de disciplinas totalizando 60 ECTS; o currículo de um minor é constituído por uma lista de disciplinas totalizando 30 ECTS. Esta estrutura possibilita muitos tipos de graduação: com um ou dois majors, de um a quatro minors, e sem majors ou minors.

Os Estudos Gerais e a FDUL

A participação da FDUL nesta licenciatura «passa pela disponibilização de um minor em Estudos Jurídicos, que poderá ser obtido pelos alunos do Curso em Estudos Gerais caso obtenham 30 UC´s, através de aproveitamento nas disciplinas optativas que serão lecionadas na nossa Faculdade, sendo que cada uma dessas disciplinas semestrais equivalerá a 6 UCT´s», conforme explicou o Prof. Doutor Miguel Prata Roque na qualidade de co-coordenador do curso.

Para o efeito, não serão criadas quaisquer disciplinas adicionais, pressupondo o Curso em Estudos Gerais que os alunos frequentem e sejam avaliados nas disciplinas de licenciatura já lecionadas na FDUL, nomeadamente:

– Introdução ao Estudo do Direito (I) e (II);
– Direito Constitucional (I) e (II);
– Direito Romano;
– Filosofia do Direito;
– História das Ideias Políticas;
– Sociologia do Direito;
– História do Pensamento Jurídico;
– História das Relações Internacionais;
– Ciência Política;
– Direitos Fundamentais.

Minor em Estudos Jurídicos

As inscrições decorrerão na Faculdade de Letras de 7 a 11 de setembro de 2015.