FDUL agraciada com a Ordem Sant’iago da Espada

O dia 14 de abril de 2015 ficará indelevelmente gravado na história da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), correspondendo a um momento de solene reconhecimento pelo percurso singular que esta Instituição assumiu durante as últimas décadas na área da investigação e da formação jurídica.

A distinção da Ordem de Sant’iago da Espada, que visa premiar o mérito científico, literário e artístico, foi recebida das mãos de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, que no seu discurso classificou a FDUL «como uma das instituições de referência do nosso País (…), casa de qualidade académica, de liberdade intelectual e de rigor científico que, ao longo dos seus mais de cem anos de serviço, formou homens e mulheres de grande valor».

Coube ao Diretor da FDUL, Prof. Doutor Jorge Duarte Pinheiro, e ao Presidente do Conselho Científico da FDUL, Prof. Doutor Pedro Pais de Vasconcelos, a honra de representar a Faculdade, numa cerimónia que decorreu no Palácio de Belém e que foi testemunhada por individualidades representativas de diversos quadrantes da sociedade, algumas delas também agraciadas.

A intervenção do Prof. Doutor Jorge Duarte Pinheiro, entre muitos outros aspetos, focou também o momento atual da Instituição, que é de vigoroso empenho «na internacionalização, na modernidade e num contributo consistente para o bem da comunidade nacional». Estas três ideias constituíram, aliás, o cerne do discurso do Diretor, que, salientou o facto da FDUL abrir as suas portas a estudantes das mais diversas proveniências.

Outra das prioridades atuais da FDUL é a modernização e, a esse propósito, o Diretor enalteceu a iminente acreditação de «cursos inovadores de mestrado e doutoramento, bem como o êxito do processo de acreditação dos nossos centros de investigação».

Finalmente, o Prof. Doutor Duarte Pinheiro salientou que a FDUL está também empenhada em levar por diante diversos projetos de prestação direta de serviços, como são os Centros de Arbitragem, de Mediação e de Consulta Jurídica, «cujas instalações estão quase concluídas e serão inauguradas no início do próximo mês de maio».