Avaliação e Rankings

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desenvolve trabalhos específicos de recolha, análise e tratamento de informação com vista ao planeamento estratégico e à avaliação, monitorização e eventual certificação da qualidade dos serviços prestados pela Faculdade.

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa promove a avaliação pelos estudantes e professores da qualidade dos cursos que ministra e serviços que presta. A promoção da reflexão sobre o desempenho da Faculdade através de inquéritos preenchidos anonimamente por estudantes e professores é essencial à procura da excelência que a caracteriza.

Em  2013, no quadro da estratégia de melhoria contínua da qualidade da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e no contexto do processo de avaliação externa conduzido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), afigurou-se relevante coligir e sistematizar informações que contribuíssem para aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento da Faculdade e sustentar reflexões e propostas de intervenção.

Relatório de Autoavaliação | 2013

Neste âmbito, a Comissão de Avaliação Interna eleita para o efeito organizou umas Jornadas Universitárias, abertas a todos os membros da comunidade académica, tendo em vista a promoção de um debate intenso, verdadeiro e transparente sobre alguns dos grandes desafios que a nossa Faculdade e os seus membros enfrentam. Os relatórios decorrentes deste processo de reflexão sobre o desempenho da Faculdade podem ser encontrados abaixo.

Relatório das Jornadas Universitárias | 2013 (PT) (EN)
Work in progress: changing for the better | 2013 (PT) (EN)

A legislação em vigor determina que a entrada em funcionamento dos ciclos de estudos conferentes de grau académico carecem de acreditação prévia pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), organismo independente que tem por objetivos a avaliação e a acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos, e subsequente registo efetuado na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Neste sentido, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) submeteu à A3ES a avaliação dos seus ciclos de estudos:

. 1 Licenciatura;

. 3 Mestrados;

. 1 Doutoramento.

Em 2014 foram submetidos para Acreditação Prévia de Novos Ciclos de Estudos quatro cursos no âmbito de uma estratégia de renovação da oferta pós-graduada. Em julho de 2015 a FDUL foi notificada da acreditação da totalidade dos cursos submetidos à A3ES dando prova da qualidade do ensino na nossa Faculdade.

Os novos cursos entraram em funcionamento no ano letivo 2016/2017:

. Doutoramento em Direito;

. Mestrado em Direito e Ciência Jurídica;

. Mestrado em Direito e Prática Jurídica.

 

Reconhecendo a necessidade de cooperação com outras instituições internacionais, em 30 de outubro de 2018, foi acreditado pela A3ES, um novo curso de Mestrado a ter início no ano letivo de 2019/20:

. Mestrado em Direito e Prática Jurídica Europeia (conjunto com a Jurisrtische Fakultät Hannover da Leibniz Universität Hannover, a Faculté de Droit da Université de Rouen e a Mykolo Romerio Universitetas).

 

Os resultados dos processos de acreditação e respetivo registo podem ser consultados diretamente nos sites da A3ES e da DGES ou seguindo a ligação seguinte.

Acreditação e Registo de Ciclos de Estudos

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa conta com cinco inovadores Centros de Investigação. Quatro destas unidades foram sujeitas a avaliação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no processo de Avaliação de Unidades de I&D de 2013. O Centro de Investigação de Direito Público obteve a classificação final de “Muito Bom” e, com classificação final de “Bom”, foram classificados: o Centro de Direito Europeu, Económico, Financeiro e Fiscal, o Centro de Investigação de Direito Penal e Ciências Criminais e, ainda, o Centro de Teoria e História do Direito.

ULisboa em Rankings internacionais

ARWU – Shanghai Ranking201.º lugar | 2015
SCIMago Research1.º lugar em Portugal, 29.º lugar na Europa e 92.º lugar a nível mundial | 2015
CWTS Leiden Ranking38.º lugar | 2014
(38.ª universidade com mais publicações científicas da Europa)
THE – Times Higher Education351-400.º lugar | 2014
X